ESTUDE NA UNIT
MENU

Inscrições para o ProMAI 2023-1 começam na quarta, 8

Programa de mobilidade do Grupo Tiradentes abrange 40 instituições parceiras em 11 países; estudantes das Units e da Fits que preenchem requisitos podem participar

às 20h48
O ProMAI é um programa de intercâmbio permite que o aluno curse um semestre acadêmico em uma das universidades parceiras do Grupo Tiradentes (Cottonbro Studio/Pexels)
O ProMAI é um programa de intercâmbio permite que o aluno curse um semestre acadêmico em uma das universidades parceiras do Grupo Tiradentes (Cottonbro Studio/Pexels)
Compartilhe:

Os alunos que pretendem fazer uma atividade de intercâmbio dentro do seu curso de graduação já podem se preparar para mais uma edição do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), promovido pela Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), pelo Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco (Unit Pernambuco) e pela Faculdade Tiradentes de Goiana (Fits Goiana). As inscrições para o ProMAI 2023-1 serão abertas nesta quarta-feira, 8 de março, e vão até o dia 9 de abril, através do site de Relações Internacionais. O edital do programa estará disponível no mesmo endereço. 

Ao todo, serão mais de 100 vagas em 40 faculdades e universidades estrangeiras que mantêm acordos e parcerias com as unidades de ensino do Grupo Tiradentes. As instituições são de 11 países: Argentina, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Letônia, México, Peru, Portugal e Uruguai. As atividades de intercâmbio acontecerão durante o período 2023-2, em modalidade presencial, permitindo que o aluno viaje para o país da instituição escolhida.

Podem participar todos os estudantes de graduação presencial da Unit Sergipe, da Unit Pernambuco e da Fits Goiana que preencham estes requisitos obrigatórios:

– Ser maior de 18 anos, residente e domiciliado no Brasil;
– Estar regularmente matriculado em sua instituição (com integralização da carga horária entre 20% e até 80%);
– Os alunos do curso de Medicina não precisam ter sua carga horária integralizada, mas, no momento da candidatura, deve estar cursando entre o terceiro e sétimo período;
– Ter média geral ponderada igual ou superior à 7,00 no curso em que o discente está matriculado;
– Não estar inadimplente financeiramente com nenhuma das instituições de ensino do GT;
– Não estar respondendo a processo disciplinar em nenhuma das instituições – ou não ter recebido punições neles;
– Estar com o esquema de vacinação completo contra a Covid-19 (atualmente, 4 doses);

Benefícios do ProMAI

O programa permite que o aluno curse um semestre acadêmico nas instituições parceiras, em complemento ao conteúdo ensinado pelo curso dado no Brasil. “De forma prática, na instituição, o estudante estará tendo uma vivência internacional sem custos adicionais na mensalidade, com aproveitamento de disciplinas garantido no seu retorno, e ainda poderá concorrer a bolsas de ajuda de custo para o período de mobilidade”, afirma a assessora de Relações Internacionais da Unit, Júlia Gubert. 

A experiência da mobilidade acadêmica proporciona outros benefícios aos estudantes que participam do ProMAI. Além de aprender ou aprimorar um segundo idioma, e de manter relações com professores e outros estudantes de diferentes partes do mundo, o aluno desenvolve uma série de competências e habilidades, como independência, capacidade de resolução de problemas, autoconfiança e uma visão diferente sobre os problemas globais. 

“Os benefícios da mobilidade acadêmica são inúmeros, sobretudo por se tratar de uma oportunidade de aperfeiçoamento acadêmico que pode gerar um diferencial de aprendizado e de conhecimentos que impulsionam os estudantes a compreender uma série de perspectivas culturais e acadêmicas distintas, levando a uma maior compreensão de desafios globais. Por isso, ter uma mobilidade acadêmica no seu currículo chama a atenção dos recrutadores porque mostra que você está aberto a desafios e provavelmente terá habilidades relevantes para se destacar no mercado de trabalho”, ressalta Júlia. 

Dúvidas e informações poderão ser encaminhadas pelo email international@unit.br ou pelo telefone (79) 3218-2284.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: