Por Stefânia Leal e Raquel Passos
O empoderamento feminino é uma ferramenta no combate ao machismo, ele contribui para que as próprias mulheres tenham conhecimento do potencial existente nelas. Ter consciência das próprias capacidades faz com que a mulher busque, lute e conquiste seu lugar na sociedade com equidade.
Em live transmitida pelo canal do YouTube da Universidade Tiradentes, mulheres inspiradoras debateram a respeito do papel que cada uma exerce na luta contra o machismo. As convidadas Eliane Leite Alcantara Malteze do Grupo Mulheres do Brasil e a aluna do Centro de Excelência Atheneu Sergipense e coordenadora do coletivo Atheneu ONU Mulheres, Lenice Ramos Oliveira, conversam com a Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da Unit, professora doutora Gabriela Maia Rebouças.
Durante a transmissão ao vivo, a Eliane Malteze, que é professora da rede pública há 27 anos e também exerce o cargo de diretora da Escola Técnica Estadual Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, ressaltou a importância da obtenção de poder financeira para a representatividade feminina.
“Quando a gente fala de inspirar, precisa trazer essa referência de outras mulheres ocupando outros espaços para as nossas jovens meninas. Enquanto diretora, incentivo muito as mulheres na ciência e na tecnologia, pois a gente tem um viés inconsciente de que aquele lugar não é para mulher. E se a gente prestar atenção, qual é esse lugar que não é da mulher? É na tecnologia porque você sabe muito bem que é onde melhor remunera”, explica Eliane Malteze.
Co-autora do livro ‘Mulheres que transformam’ destaca também a importância do direito de escolha e do respeito às decisões das mulheres. Para ela, independentemente do cargo, da configuração de família ou dos percursos que as jovens optam, é preciso que sejam escolhas próprias.
“Hoje em dia, quando a gente fala sobre feminismo, eu acredito que está bem mais atrelado a liberdade feminina do que sobre, de fato, a igualdade”, acredita a coordenadora do coletivo Atheneu ONU Mulheres, Lenice Ramos Oliveira.
Mulheres que Inspiram
A Unit reuniu mulheres em várias frentes de atuação em lives durante o mês de março com o objetivo de falar sobre experiências, lutas e futuro. Afinal, ainda que o dia 08 de março seja dedicado às mulheres, é insuficiente para dialogar e discutir o tema. Os vídeos estão disponíveis no canal do YouTube da Universidade Tiradentes.