ESTUDE NA UNIT
MENU



Inteligência artificial na educação será um dos temas do Enfope e do Fopie 

Inscritos no evento poderão participar de oficina que irá explicar e debater o funcionamento do ChatGPT e outras tecnologias de IA na educação; evento acontece na Unit entre 22 e 24 de maio

às 19h59
A compreensão sobre o uso da inteligência artificial pode ajudar os educadores a melhorar o ensino e a aprendizagem (Shantanu Kumar/Pexels)
A compreensão sobre o uso da inteligência artificial pode ajudar os educadores a melhorar o ensino e a aprendizagem (Shantanu Kumar/Pexels)
Compartilhe:

Como a educação pode ser impactada pelo ChatGPT e outras tecnologias de inteligência artificial? As respostas para esta e outras questões serão intensamente debatidas em uma das oficinas do 13º Encontro Internacional de Formação de Professores (Enfope) e do 15º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional (Fopie), que acontecerão entre os dias 22 e 24 de maio, no Campus Farolândia da Universidade Tiradentes (Unit). Os eventos promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED), em conjunto com o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), permanecem com as inscrições abertas para professores, pesquisadores, estudantes e outros interessados em geral.

Segundo a professora Alana Danielly Vasconcelos, do PPED, responsável pela oficina “Educação 4.0 e ChatGPT: o que preciso saber?”, ela será uma grande sessão interativa, na qual os participantes terão a oportunidade de aprender sobre o Chat GPT, suas funcionalidades e suas aplicações, além de entender como ele pode ser usado na educação. Ela contará com demonstrações práticas, discussões em grupo e sessões de perguntas e respostas. “Os tópicos incluem uma introdução ao Chat GPT, como ele funciona, suas aplicações na educação, benefícios e desafios, ética da IA na educação e como os educadores podem se preparar para essa nova tecnologia”, detalha ela. 

Sobre a grande relevância do tema, Alana observa que a inteligência artificial está se tornando cada vez mais integrada na vida das pessoas e das sociedades, inclusive na educação. “O Chat GPT e outras IAs podem auxiliar a transformar a educação de várias maneiras. Por meio deles podemos personalizar a aprendizagem, fornecer feedback instantâneo, ajudar na avaliação, no ensino a distância, entre outros. No entanto, também há desafios, como questões de privacidade e a necessidade de infraestrutura adequada”, diz a professora, destacando que compreender esse tema pode ajudar os educadores a melhorar o ensino e a aprendizagem.

“Os professores devem estar abertos para aprender sobre novas tecnologias e como elas podem ser aplicadas na educação. Eles devem buscar treinamento e desenvolvimento profissional contínuo para se manterem atualizados. Além disso, é importante que eles considerem as implicações éticas do uso da IA na educação”, observa Alana, que já se dedica há alguns anos em pesquisas e discussões sobre tecnologia digital na educação, o que inclui a Inteligência Artificial e suas aplicações no âmbito educacional. 

A oficina “Educação 4.0 e ChatGPT: o que preciso saber?” é aberta a todos os inscritos no Enfope, que permanece com as inscrições abertas até o dia do evento. Para participar desta oficina, será necessário utilizar computador, notebook ou smartphone. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento

O Encontro

O Enfope e o Fopie terão um total de sete oficinas e seis mesas-redondas, além de 12 grupos de trabalho para a apresentação de pesquisas e trabalhos acadêmicos na área de Educação, que serão expostos pelos próprios autores em espaços de 15 minutos. Neles, os estudantes, professores e pesquisadores que inscreveram seus trabalhos poderão mostrar estudos e experiências desenvolvidas ao longo de seu curso ou de sua prática profissional. Todas as atividades estão correlacionadas com o tema “Educação em diferentes tempos e espaços: a importância da escola na transformação social e os futuros incertos”. 

Os temas das oficinas e mesas-redondas passam por questões que vão da formação de professores e das avaliações externas nos sistemas de ensino até a educação à distância e a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “O enfoque é extremamente importante, porque ele traz temas de atualidade e pesquisadores de todo o Brasil e do exterior, para apresentar várias formas de perceber o mundo contemporâneo na educação. São temas relevantes, que contribuem para a transformação social e que precisam ser discutidos em um futuro no qual nós não sabemos o que nos aguarda”, diz Andréa Karla Ferreira Nunes, professora do PPED/Unit e coordenadora dos eventos.  

Leia mais:
Enfope e Fopie vão reunir especialistas na Unit para discutir a educação
Chat GPT: uma ferramenta que chegou para transformar a experiência do estudante EAD

Compartilhe: