ESTUDE NA UNIT
MENU

Inteligência Artificial no monitoramento de pacientes da COVID-19

Os recursos utilizados pela IA antecipam resultados e favorecem as pesquisas para o combate da COVID-19

às 21h09
Os recursos utilizados pela IA antecipam resultados e favorecem as pesquisas para o combate da COVID-19
Prof. Adolfo Guimarães, especialista em IA
Prof. Adolfo Guimarães, especialista em IA
Prof. Fábio Santos, coordenador dos cursos de Computação da Unit
Foto ilustrativa
Compartilhe:

Assim como todas as áreas estão se mobilizando em ações de combate ao covid-19, a ciência da computação e mais especificamente a Inteligência Artificial tem propostas nesse sentido.

De forma geral, cientistas dessa área estão envolvidos em trabalhos de análise dos dados gerados com o objetivo de fazer predições a respeito da evolução da pandemia, apesar de que essa não parece ser uma tarefa simples por diversos motivos.

“Acredito que o fato de serem dados muito recentes que mudam diariamente aumenta essa dificuldade”, pondera o especialista em IA, professor Adolfo Guimarães.

Ele exemplifica essa constatação citando a empresa canadense na área da saúde  Bloodshot onde os pesquisadores conseguiram mostrar a partir da análise de textos postados nas redes sociais, blogs, fóruns especializados e dados de companhias aéreas, como a doença ia se propagar pela China antes do anúncio oficial feito pelas autoridades da OMS.

Esse tipo de trabalho é extremamente importante para que o governo possa tomar decisões com antecedência e consigam se preparar mesmo antes dos relatos dos infectados.

Existem também muitas propostas, não só de análise e predição, mas de visualização desses dados. Isso ajuda os especialistas da área entender o conjunto de dados produzidos.

“Uma outra iniciativa é a utilização de técnicas de Inteligência Artificial pra controle social. A gente vê a ações que usam processamento de imagem, reconhecimento facial, análise automática de temperatura corporal pra ajudar a mapear as pessoas com sintomas e para controlar o isolamento social”, lembra Adolfo.

O docente da Unit acredita que não só a Inteligência Artificial, mas a ciência como um todo tem um papel importante para o controle da atual pandemia e, consequentemente, a mitigação do número de vítimas.

Segundo Adolfo, uma das principais importâncias da IA nesse momento é o de ajudar a entender o cenário pandêmico através de ações cada vez mais específicas que certamente contribuem para o aprimoramento das ações futuras.

OPINIÃO SOBRE O TEMA

“Sabemos que a capacidade de precisão da máquina processar informação é muito superior a capacidade do ser humano. A ideia é utilizar diversas bases informações da área médica espalhadas em todo mundo onde o indivíduo forneça os dados para que a IA possa entender sobre as fontes informadas, aprimorando e dando melhores soluções com base nessas informações”, complementa o coordenador dos cursos de Computação, professor Fábio Santos.

Para ele a ideia básica consiste na criação de modelos a partir dos quais as máquinas consigam aprender, os detalhes da área médica e propor soluções mais rápidas efetivas.

“É isso que os pesquisadores têm feito e tem buscado com a utilização da Inteligência artificial”, afirma o docente. Ele é de opinião que com a pandemia do COVID-19 o processo de utilização da IA será cada vez mais acentuado.

Compartilhe: