ESTUDE NA UNIT
MENU

Internacionalização: executivos realizam curso em Valladolid

Programa Executivo Plus Internacional proporcionou imersão de conhecimento em gestão em Valladolid e tem previsão para nova turma no segundo semestre de 2019

às 20h27
Equipe teve a oportunidade de conhecer a biblioteca da Universidade de Valladolid que abriga obras raras
Equipe teve a oportunidade de conhecer a biblioteca da Universidade de Valladolid que abriga obras raras
Turma foi à campo para conhecer aspectos culturais e sociais de Tordesilhas
Turma recebe certificado do curso na Casa do Tratado
Grande parte dos alunos do programa faz parte da equipe executiva da Unit
O reitor da instituição espanhola, professor Antônio Largo, fez questão de receber os representantes da Unit
Equipe executiva da Unit participante do curso foi recebida no gabinete do reitor da Universidade de Valladolid
Compartilhe:

Por Raquel Passos

A Universidade Tiradentes (Unit) sai na frente mais uma vez ao oferecer uma oportunidade de aperfeiçoamento e adaptação às novas tendências de administração global a executivos, empresários e gestores. Por meio do intercâmbio de alto nível firmado entre a instituição sergipana e a Universidade de Valladolid, na Espanha, o Programa Executivo Plus Internacional, pioneiro na área de especialização lato sensu, aconteceu de 16 a 26 de fevereiro.

Por dez dias, profissionais sergipanos conheceram de perto as tendências globais do segmento e adquiriram entendimento suficiente para prospecção de negócios internacionais. De acordo com o coordenador do programa, professor doutor em Educação João Lago Rodrigues, o projeto foi desenvolvido e gerenciado por Carlos Ernandes.

“Sabemos que você não precisa ir a outro país para aperfeiçoar suas técnicas, afinal, os conceitos são os mesmos. O que muda, nesse programa, é em relação ao acesso às plurais perspectivas que você adquire de economia e comércio exterior a história ibero-americana. O resultado surpreendeu a todos pelo conteúdo proposto e pelo nível altíssimo dos professores, como o do consultor de empresas multinacionais Angel Galindo, que apresentou diversos casos enriquecedores”, conta o coordenador João Lago Rodrigues.

Grande parte da turma inscrita no programa compõe a gestão corporativa da Universidade Tiradentes. “A convivência foi excelente e o sentimento é extremamente gratificante, enquanto aluna e executiva do Grupo Tiradentes. A mensagem que vou levar do programa é que se trata de uma parceria muito bem pavimentada e que é uma grande oportunidade voltada à promoção de conhecimento multicultural. Tive as melhores experiências”, considera a diretora financeira do Grupo Tiradentes, Andrea Moraes.

O curso em Valladolid

Após as aulas teóricas, houve visitas técnicas em locais emblemáticos, como continuidade da ementa do programa. A turma conheceu a Câmara de Comércio e Indústria, o Colégio de Economistas e a Universidade de Valladolid. O reitor da instituição espanhola, professor Antônio Largo, fez questão de, inclusive, receber os representantes da Unit. “Fomos inseridos no protocolo oficial, tendo o secretário geral nos acompanhando a todo o momento e explicando como funciona o sistema de educação superior na Espanha”, relembra o coordenador João Lago Rodrigues, reforçando que a equipe ainda teve a oportunidade de conhecer sua biblioteca, que abriga obras raras e, por isso, possui acesso restrito.

O projeto foi vinculado ao Centro Tordesilhas de Relações Ibero-Americanas, por meio da Cátedra Brasil. Devido à simbologia que o Tratado possui para a história brasileira, o encerramento do programa aconteceu no município da Espanha, em Tordesilhas, na província de Valladollid, onde ocorreu a entrega dos certificados.

“A turma teve a oportunidade de conhecer a Casa do Tratado, que abriga um museu e uma réplica do documento histórico, já que o original está na sede do Arquivo Geral de Índias, em Sevilha. Na oportunidade, ainda visitou o local onde funciona a Cátedra Brasil – que realiza reuniões anuais entre investigadores ibero-americanos, como eu, que faço parte desse grupo”, afirma professor João Lago.

Para o pró-reitor adjunto de Educação a Distância da Unit, professor Paulo Rafael Nascimento, a experiência foi única. “Simplesmente fantástica! Todo o curso em espanhol, com professores de alto notório saber e com pessoas de outros países de passagem pela Espanha. Na última sexta-feira, fomos recebidos com honra de estado pelo reitor da Universidade de Valladolid, professor Largo, e recebemos a certificação em Tordesilhas. O presidente do Centro de Estudos Ibero-Americano recebeu o nosso grupo onde foi assinado o Tratado de Tordesilhas. Um evento muito rico”, avalia o pró-reitor adjunto da Unit EAD.

Encerramento

Durante a entrega dos certificados no encerramento do programa, o diretor da Cátedra Brasil, professor Luís Manuel Navas, teceu alguns comentários sobre o curso; depois o também coordenador do projeto, professor Carlos Hernández, lembrou que essa turma é composta por pioneiros. O coordenador do convênio por parte da instituição espanhola, professor Eleuterio Valellado, fez um panorama sobre a trajetória do acordo e elogiou a atuação do coordenador e professor da Unit, João Lago Rodrigues, pela persistência e dedicação no desenvolvimento de um projeto tão rico. 

Próxima turma

Em março, os participantes do programa ainda terão uma última disciplina a cursar sob a orientação do coordenador, que acontecerá na Universidade Tiradentes.

A previsão de abrir vagas para nova turma do programa é entre setembro e novembro. Para mais informações, entre em contato com o setor de Pós-Graduação da Unit por meio do telefone: (79) 3218-2141 ou neste site.

Compartilhe: