ESTUDE NA UNIT
MENU



IV Encontro de Produção Científica do Nordeste acontece em Aracaju em 19 e 20 de setembro

Evento reúne especialistas para discutir os desafios e avanços da ciência e tecnologia em setembro na Universidade Tiradentes.

às 20h26
Compartilhe:

Aracaju se prepara para receber, nos dias 19 e 20 de setembro, o IV Encontro de Produção Científica do Nordeste (Enprodic), um evento que promete movimentar o cenário da pesquisa e da divulgação científica na região. Com o tema “Divulgação Científica e Inteligência Artificial: Travessias e Fronteiras”, o encontro, organizado pela Universidade Tiradentes (Unit), reunirá pesquisadores, professores, estudantes e outros profissionais interessados em explorar as interfaces entre a ciência e a tecnologia.

Realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED/Unit), em parceria com o Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC), o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e a Editora Universitária Tiradentes (Edunit), o Enprodic contará com palestras, mesas redondas e conferências proferidas por renomados especialistas. Entre os palestrantes confirmados estão a Prof.ª Dr.ª Maria Elena Infante-Malachias (EACH/USP), o Prof. Dr. Mariano Pimentel (UNIRIO), e a Prof.ª Dr.ª Isaltina Gomes (UFPE).

A escolha do tema reflete a necessidade urgente de debater os impactos da Inteligência Artificial (IA) na produção e disseminação do conhecimento científico. Como destaca a diretora da Edunit e professora PPED da Unit, Cristiane Porto. “É fato que, a Inteligência Artificial Generativa tem o potencial de transformar a Divulgação Científica ao tornar o conteúdo mais acessível, relevante e interativo. De igual modo, pode resignificar a eficiência na criação e distribuição de informações, além de ajudar a manter a integridade científica e a promover um entendimento mais profundo entre o público”, afirma Cristiane. 

O que esperar do Enprodic?

O evento é aberto a todos os interessados, desde estudantes do ensino fundamental até pesquisadores de diversas áreas. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de setembro através do site 

Para Cristiane, a importância do tema se justifica pela necessidade de democratizar o acesso ao conhecimento científico. “O evento tem por objetivo promover a discussão e o intercâmbio entre pesquisadores, divulgadores de ciência, professores, estudantes, editores de livros, periódicos científicos e responsáveis pelas editoras do Nordeste, estimulando a cooperação e solidariedade institucional, com vistas a impulsionar a melhoria da política de publicação e a difusão de ciência”, pontua.

A programação do Enprodic inclui atividades que abordam desde os desafios da formação humana em interação com inteligências artificiais até as políticas públicas de divulgação científica, proporcionando um ambiente de reflexão e aprendizado sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade contemporânea. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de setembro, ou até o preenchimento das 90 vagas disponíveis.

Programação:

19 de setembro

  • 16h: Mesa Redonda I – Desafios da formação humana nas aprendizagens e divulgação de saberes em interações com inteligências artificiais.
  • 18h: Abertura oficial do Evento.
  • 20h: Conferência de Abertura – Inteligência Artificial e as travessias nas fronteiras do conhecimento.

20 de setembro

  • 9h: Conferência Intermediária I – Ciência, Divulgação Científica e as plataformas digitais.
  • 10h20: Mesa Redonda II – Divulgação Científica e as Políticas Públicas.
  • 14h: Conferência Intermediária II – Produção e Divulgação de Ciência e a inteligência artificial generativa.
  • 16h30: Conferência de Encerramento: O lugar e a vez da produção e divulgação de ciência na contemporaneidade.
  • 17h30: Plenária e encerramento.

Leia também: Ciclo de debates aprofunda a discussão sobre direitos humanos e meio ambiente na América Latina

Compartilhe: