ESTUDE NA UNIT
MENU

Jogos Interatléticas realiza competições esportivas até próximo dia 18 de junho

Intera promove competições entre as atléticas que competem nas modalidades futsal, handebol, vôlei, basquete, natação e atletismo.

às 19h59
O integrante da atlética Carango, Felipe Joia e a equipe de basquete
Alessandra e Marcella Tavares, egressas do curso de Direito
Compartilhe:

Os Jogos Interatléticas (Intera) da Universidade Tiradentes (Unit) estão de volta! Com o objetivo integrar as 12 atléticas ativas da Instituição, por meio de competições esportivas, a abertura do evento deste semestre aconteceu na última sexta-feira, 03. Idealizado pela coordenação de Esportes da Unit, o Intera reúne até o próximo dia 18, aos sábados, estudantes atletas das modalidades futsal, handebol, vôlei, basquete, natação e atletismo.

Essa é a 2ª edição dos jogos, a primeira aconteceu em 2019 com apenas quatro modalidades esportivas. Em 2020 e 2021 as práticas coletivas e presenciais deram uma pausa por causa da pandemia. “Agora, em 2022, retornamos com novidades adicionando atletismo e natação às modalidades de competição. Com os jogos queremos a interação de todos os alunos da universidade e para essa mobilização utilizamos as 12 atléticas atuantes que temos hoje”, explica o coordenador do Unit Esportes, professor Walter Thiessen.

Walter ressalta que a amizade e companheirismo devem estar presentes durante todas as competições. “Devemos lembrar que, apesar de serem atléticas e cursos diferentes, todos são Unit e queremos que a disputa dentro das quadras se transformem em um momento de interação e que resultem em grandes amizades”, destaca.

O estudante do último período de Educação Física e integrante da Atlética Anabolistas, Samuel Silva, está com a expectativa alta para os jogos de 2022. “Infelizmente não participei da primeira edição em 2019, mas quero dar o meu melhor esse ano. Assim que foi anunciado que teria competição, intensificamos a preparação das nossas equipes, pois sabemos da potência das outras atléticas. Quero que as partidas sejam as melhores possíveis e que novos vínculos de amizade sejam criados entre nós que somos do mesmo curso, como também com nossos colegas de outras atléticas”, diz.

Para o aluno do 2º período de medicina e integrante da atlética Carango, Felipe Joia, é a oportunidade de viver o que a Unit proporciona. “O Intera faz com que a gente possa se reunir com nossos amigos, com nossos companheiros de curso sem se importar com idade, período, além de poder interagir com alunos dos outros cursos que na correria de estudos não conseguimos. Nós como alunos e temos que aproveitar todas as oportunidades que a universidade nos proporciona, pois terão vivências que só teremos aqui. Além de aprender nas cadeiras da sala de aula, também aprendemos aqui nessas competições”.

A egressa do curso de Direito, Alessandra Tavares, participa a convite da sua filha Marcela Tavares, que se formou no fim de 2021 e continua auxiliando nas atividades da atlética Unitouros. “O sentimento de voltar à universidade, após vários anos de formada, para jogar basquete no mesmo time que a minha filha, tem uma relevância enorme, pois estamos falando de laços muito fortes e de um sentimento de gratidão por tudo o que vivi e aprendi na Unit e que fazem parte do que sou hoje. Gratidão também pelo que pude transmitir para ela que em meio ao esporte vamos perder, ganhar e, acima de tudo, viver a vida da melhor maneira possível”.

Novos talentos

As competições do Intera são pensadas para que os alunos saibam que essa estrutura de ponta do complexo desportivo que sedia grandes eventos está disponível para ser usufruídas por eles. As disputas se transformam, também, em uma oportunidade de seleção de alunos para os times oficiais da Unit.

“Aproveitamos também a oportunidade para olhar possíveis talentos e convidá-los para fazer parte dos nossos times de treinamento. Os treinadores que estão à frente das equipes dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) aproveitam a oportunidade para dar uma olhada nos talentos. Tanto o Intera como os Jogos Internos da Unit são fontes de descobertas”, afirma Walter Thiessen.

 

Leia também:

Unit Esportes incentiva a prática esportiva e beneficia alunos e colaboradores

Compartilhe: