ESTUDE NA UNIT
MENU

Jornada Pedagógica da Unit mobiliza professores dos cursos de graduação

Trabalho coletivo busca preparar os professores de todos os cursos de graduação para a retomada das atividades desenvolvidas pelo Grupo Tiradentes

às 20h18
Professora Manuela Martins
Professora Manuela Martins
Compartilhe:

Na contagem regressiva para a retomada das atividades disciplinares em todos os campi, professores e coordenadores da Universidade Tiradentes (Unit), estão participando de mais uma Jornada Pedagógica. Iniciada na última quarta-feira, 20, as atividades seguem até esta sexta-feira, 29, com a perspectiva de promover aprendizagem ativa a partir da interação e negociação para a resolução de problemas. Durante os trabalhos tem sido possível desenvolver o pensamento crítico e reflexivo, além da autonomia discente, tendo a compreensão de que o conhecimento é construído e estabelecido por meio das interações sociais.

Defendendo que a prática educacional em momento algum deve se privar de reciclagens, a professora Manuela Martins ministrou nesta quinta-feira, 28, uma palestra com o tema: ‘Atualização em Sistematização da Assistência de Enfermagem’. Durante a atividade de extensão pedagógica ela destacou que todos os anos mudanças de conceitos, práticas e teorias são impostas no mundo, como forma de alcançar avanços os quais, em curto ou médio prazo, resultem em uma melhor qualidade de vida entre as pessoas. Paralelo às práticas diariamente desenvolvidas nas unidades de saúde, essas alterações são adotadas também por instituições de ensino superior.

“O que acontece é que precisamos ser críticos e exigentes com a gente mesmo. Não dá para olhar e praticar a enfermagem como se ela fosse algo engessado. Com frequência nos deparamos com mudanças mundiais que precisamos nos atualizar e repassar esses novos conteúdos para os estudantes. Há anos participo de jornadas pedagógicas e o que posso garantir é que faz muito bem para o coletivo. Esse trabalho de aprimoramento é bom para os acadêmicos e para nós professores”, destacou. Após um período de dois anos de atividades virtuais – devido as complicações provocadas pela Covid-19 -, a jornada voltou a ser realizada de forma presencial.

Desde o ano de 2018 participando dessas atividades, a professora Marcela Gama foi convidada este ano para compor o grupo de professores palestrantes. Abordando sobre as inovações voltadas para o tratamento de feridas, a docente enalteceu que a preparação semanas antes de as aulas serem retomadas funciona com vasta reação positiva devido a troca de experiência entre os professores. “Esse encontro é maravilhoso porque a gente vai discutindo situações, inovações e dúvidas apresentadas pelos próprios estudantes. Desta forma a gente troca experiências, nos atualizamos juntos e conquistamos progredir cada vez mais com o que trabalhamos em sala de aula”, disse.

Questionada quanto ao retorno das aulas, Marcela Gama garantiu que todos os educadores da Universidade Tiradentes estão prontos para receber os acadêmicos e dar início aos trabalhos neste segundo semestre de 2022. “Estamos encerrando mais um ciclo de jornada com a conquista de muitos pontos positivos. Será uma satisfação imensa poder retornar às salas de aula, retomar as atividades de graduação e poder preparar ainda mais os nossos alunos”, completou.

 

Leia também: Egresso é aprovado na residência uniprofissional em clínico-cirúrgica

Compartilhe: