V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Jornada Pedagógica: inspiração em busca de novos saberes

Jornada Pedagógica deste segundo semestre trabalhará revisão curricular, aprendizagem e avaliação. Terão oficinas práticas.

às 15h08
Compartilhe:

Por Raquel Passos

Professores, tutores e preceptores da Universidade Tiradentes – Unit – participarão da Jornada Pedagógica do 2º semestre, de 17 a 21 de julho, no minishopping. O tema central deste ano é revisão curricular e ações para o Exame Nacional Desempenho dos Estudantes (Enade).

O evento proporcionará momentos que irão permitir reflexão, inspirações e construção de novos saberes teórico-práticos sobre currículo, aprendizagem e avaliação. A intenção é mobilizar o corpo docente em torno de novas metodologias e processos de aprendizagem, além do fortalecimento das ações Enade, a partir de oficinas.

Para a pedagoga da pró-reitoria adjunta de Graduação presencial, professora Micheline Simões, o tema central da Jornada tem tudo a ver com o momento em que a Unit vivencia. “Uma vez que os cursos da instituição estão passando por uma revisão curricular extensa e todos os cursos estão inseridos nesse processo, achamos por bem que a Jornada tratasse sobre currículo, já que esse processo de reestruturação fica sempre mais ligado às atividades, coordenadores e NDE. É o momento de compartilhar todo esse processo de construção e reestruturação curricular que vem ocorrendo ao longo do semestre com todo corpo docente”, avalia.

“Estamos trazendo a reestruturação curricular, as propostas que as coordenações vem elaborando para a melhoria dos curso em consonância às portarias do ENADE”, pontua a pedagoga Nailcia Marthie.

Jornada Pedagógica

De acordo com o assessor educacional, Antônio Minoro Suzuki, a Jornada Pedagógica é um momento importante para avaliar os próximos passos que as coordenações devem dar no semestre que está por vir.

“A Educação vem mudando constantemente e por isso que precisa de atualização de práticas pedagógicas, com base na legislação (portaria do Enade e diretrizes curriculares nacionais, por exemplo). A Jornada é importante para que a partir de 2019 possamos oferecer cursos que estejam adaptados na nova concepção de currículo proposto pelo MEC. Também buscamos novas formas de inovar nossa prática na sala de aula, já que hoje as avaliações têm sido cada vez mais aprofundadas e contextualizadas com o mundo que o aluno vive e sua futura prática profissional”, avalia Minoro.

Para participar, basta que o docente acesse a plataforma Magister e garantir a inscrição.

Compartilhe: