ESTUDE NA UNIT
MENU

Jornada Universitária traz temáticas voltadas ao Enade 

No encontro virtual realizado na última sexta-feira, 17, especialistas debateram a gestão do tempo com acadêmicos da Unit.  

às 20h40
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes, por meio do curso de Pedagogia EaD, vem realizando uma série de encontros virtuais denominada Jornada Autonomia Universitária com temáticas voltadas ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). As lives acontecem no YouTube da Unit. No último dia 17, especialistas debateram a gestão do tempo.

Entre os convidados do terceiro encontro estavam o professor Antônio Minoru, gerente da Qualidade da Unit e a professora doutora Ana Claudia Almeida Mota.

“Falar de Enade e de gestão de aprendizagem tem muita relação porque são elementos que se conectam diretamente. Aqui em nossa universidade, trabalhamos muito bem essas duas frentes e traremos algumas problematizações e reflexões”, declara Ana Cláudia. A gestão de aprendizagem traz uma avaliação diagnóstica para os acadêmicos.

“No mundo da gestão do tempo tem uma máxima que traz como ponto principal que o que não se mensura, não se gerencia. Então, tanto o Enade quanto a gestão de aprendizagem é uma forma de se auto avaliar e com isso, saber onde podemos melhorar e potencializar o nosso conhecimento”, acrescenta.

Antônio Minoru chama atenção para pontos importantes na hora de gerir o tempo. “O planejamento é fundamental. Isso porque precisamos estar preparados para tudo que pode acontecer durante o dia, até mesmo os imprevistos. Outro fator que é bastante relevante é a definição de prazos porque otimizar o tempo é também fazer escolhas. Definir as prioridades é importante”, salienta.

“Com a gestão do tempo, posso verificar algo que tenho uma maior fragilidade, reconheço e faço ajustes para melhorias, principalmente quando o assunto é a formação profissional”, complementa o especialista.

O docente da Unit destaca ainda um dos grandes vilões para a boa gestão do tempo. “A procrastinação afeta inclusive em pequenas tarefas diárias e acabamos empurrando aquele problema com a barriga. Quando a gente relaciona com questão do ensino, pode refletir na aprendizagem”, frisa.

A live contou com a mediação da coordenadora Helena Tavares. O próximo encontro da Jornada da Autonomia Universitária acontece nesta quarta-feira, 22, às 19 horas e trará a temática “Perfil, competência e habilidade do estudante Enade”.

 

Leia também:

Enade: autoavaliação do estudante é diferencial para a empregabilidade

Compartilhe: