ESTUDE NA UNIT
MENU

Laboratório-escola da Unit é referência no Brasil

Laboratório Central de Biomedicina atende população e aprendizado aos alunos de Farmácia e Biomedicina por meio de estágios curriculares.

às 11h50
Compartilhe:

O Laboratório Central de Biomedicina da Universidade Tiradentes (Unit Lab) é uma referência como uma das mais completas unidades laboratoriais de universidades brasileiras. Além de oferecer atendimento à população, ainda oportuniza estágios e experiência práticas aos estudantes de Farmácia e Biomedicina. Até outubro de 2022, já foram realizados quase 11 mil atendimentos no Unit Lab.

“O Unit Lab é um laboratório-escola no qual os alunos realizam os exames dos pacientes. Desde o recebimento do paciente no nosso laboratório até a liberação do laudo, eles fazem parte desse contexto. Assim, eles vivenciam rotinas reais em todos os setores do laboratório. Além disso, é um dos laboratórios que tem parceria com o Sistema Único de Saúde [SUS], inclusive dentre os quais possui as maiores cotas do SUS”, diz a coordenadora técnica do Unit Lab, Aline Reis.

Para a estudante do 10º período de Farmácia, Lucivania de Jesus, fazer parte do Unit Lab é essencial para a formação profissional. “A gente consegue trazer a teoria para a prática e saber mensurar problemas e soluções ao mesmo tempo. Já passei por diversas áreas dentro do laboratório. Me identifiquei muito com a área da leitura, porque consigo ver do microscópio, na lâmina, o que realmente tem ali, mensurar e detectar as patologias”, conta.

A futura biomédica Bruna Stefani também realiza estágio no Unit Lab. “Já passei pelo setor de parasitologia e vou finalizar no de bioquímica. Em cada módulo a gente vê algo diferente. Eu tenho mais afinidade com a área da hematologia. Acho muito importante a instituição ter um laboratório próprio para desenvolver atividades para chegar ao mercado de trabalho preparado pronto para escolher uma especialidade”, afirma.

Quem também concorda com a qualidade do Unit Lab é o aluno do 8º período de biomedicina, Everton Araujo. “Eu sou um pouco suspeito para falar, principalmente da microbiologia que é uma área de interesse que eu venho despertado desde o 2º período. O laboratório-escola da Unit aumentou esse desejo pela microbiologia pelas práticas que executamos e pelo esse diferencial, que vem dando para os alunos do curso de biomedicina, além de ajudar a população no diagnóstico e controle dessas bactérias que estão por aí circulando”, conclui.

Além de colaborar com a formação dos alunos, o Unit Lab contribui para o acesso da comunidade a exames laboratoriais e outros, atendendo ao Sistema Único de Saúde (SUS) e também a planos de saúde. A beneficiária do SUS Shirley Gebeer realiza periodicamente exames no laboratório e aprova o atendimento.

“Eu sou sempre encaminhada pela minha Unidade Básica de Saúde, por ser conveniada pelo SUS e frequentar a Saúde da Família. O médico me solicitou alguns exames e a própria Unidade Básica me encaminhou para cá. Eu sempre venho aqui, já frequento há vários anos. Eu gosto do atendimento, acho o fluxo rápido, os técnicos são muito educados e a recepção também. É um ambiente bem agradável”, conta.

Unit Lab

O laboratório investe constantemente em tecnologia, qualificação de pessoal e valorização do relacionamento com clientes e parceiros. Sua estrutura técnica e científica é composta por sete biomédicos especialistas, mestres e doutores, que são responsáveis pelos setores como Coleta de amostras biológicas, Uroanálise, Bioquímica, Microbiologia, Hematologia, Imunologia e Parasitologia, os quais são compostos por equipamentos de alto grau de qualidade.

Dotado de excelência técnica e confiabilidade, o laboratório tem grande capacidade de atendimentos por dia e oferece todos os serviços relacionados a análises clínicas. Embora sejam aceitos todos os convênios do estado, 90% de seu atendimento é voltado para o Sistema Único de Saúde (SUS). 

Diariamente são atendidos mais de 40 pacientes, das 6h30 às 12 horas e das 14 às 17h30, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 7 às 11 horas.

O Laboratório funciona à rua Laranjeiras, 710, Centro, telefone: (79) 3214-1790.

 

Leia também: Egresso de Biomedicina é aprovado na residência do Sírio Libanês

Compartilhe: