ESTUDE NA UNIT
MENU



Leonardo Flash irá representar o Brasil nas Olimpíadas Universitárias na China

O estudante do curso de Fisioterapia da Unit, Leonardo Flash, é convocado para representar Sergipe e o Brasil nas Olimpíadas Universitárias na China

às 19h29
Leonardo Batista, o Leozinho Flash
Leonardo Batista, o Leozinho Flash
Compartilhe:

O aluno do curso de Fisioterapia da Universidade Tiradentes (Unit), Leonardo Batista, o Leozinho Flash, foi selecionado para competir na 31ª edição dos Jogos Mundiais Universitários de Verão, em Chengdu, na China. De 28 de julho a 08 de agosto, atletas de 150 países vão se reunir para a disputa de 18 modalidades.

De acordo com informações da Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), a expectativa é que a competição receba cerca de 10 mil atletas. A delegação brasileira será representada na competição por 250 atletas. Eles disputarão 11 das 18 modalidades dos jogos: saltos ornamentais, taekwondo, badminton, atletismo, natação, judô, ginástica artística, tênis de mesa, vôlei, basquete, kung-fu e tênis.

Entre eles está o sergipano Leonardo Flash que se classificou para competir nas categorias 100m, 200m e o revezamento 4x100m dos Jogos em Chengdu, quando participou do Brasileiro sub-20 em Cascavel, no Paraná. “Na giminasíade bati o índice do Mundial Universitário. Para se classificar para o Mundial é necessário um índice por prova, onde o índice do 100m era 10.43 e eu fiz 10.41 no Brasileiro sub-20 e eu consegui. Me garantindo a vaga para ir para a China. Estou muito feliz por ter sido convocado para o Mundial e mais ainda por estar representando Sergipe e o Brasil na maior competição universitária do mundo”, conta.

A carreira de Leozinho no esporte vem desde os tempos de escola, quando já era destaque. “Iniciei minha carreira como atleta treinando na praia de Pirambu, minha cidade natal. Antes de iniciar a graduação eu treinava na praia, mas a Unit me deu um local melhor de treinamento, me deu todo o suporte necessário para evoluir como atleta. A maior parte do meu treino é em Pirambu onde moro, mas vou pelo menos duas vezes na semana treinar na pista da Unit. No período da tarde, faço meus treinos e na parte da noite estudo. Chego na Unit 13h e saio às 22h, é uma rotina puxada, mas estou dando conta”, comenta.

Durante a competição, Leonardo teve uma pequena lesão, mas isso não o impediu de continuar em busca do seu sonho de representar o Brasil em um Mundial. “Durante a competição, infelizmente me machuquei. Desde abril, venho me preparando com o apoio da Unit e do Centro de Saúde Ninota Garcia, onde fiz minha reabilitação [fisioterápica] da lesão. Me sinto preparado para esse desafio. Minha expectativa é fazer o meu melhor e com fé em Deus, trazer a medalha para Sergipe”, ressalta.

Ele destaca como a Unit desempenha um grande papel de incentivadora do esporte no estado. “Graças a minha dedicação consegui uma bolsa de estudos. A Unit e o esporte me deram a oportunidade de realizar meu sonho. Hoje estou na graduação e divido meu tempo entre os treinos e as aulas. A Unit tem me dado suporte para treinar e isso me ajuda a ter bons resultados nas competições. Também me proporciona professores excelentes para que eu me torne um profissional capacitado”, afirma.

Mundial Universitário na China

Aos 18 anos, Leonardo irá para a sua primeira viagem internacional. Ele e os demais atletas que irão representar o Brasil no Mundial da China, viajam no dia 25 de julho para São Paulo. “Essa viagem é pra gente resolver os documentos, visto e passaporte. A Confederação vai nos ajudar a resolver os detalhes antes da viagem”, conta. 

Para o coordenador de esportes da Unit, Walter Thiessen, a convocação de Leonardo é um marco para a Universidade Tiradentes. “Ele foi convocado por ter feito o menor tempo e é o único sergipano convocado para este mundial. O fato de Leonardo estar em uma competição muito forte, grande, com atletas de nível olímpico que já foram para olimpíadas e vão para esse mundial mostra que estamos bem representados”, salienta.

Walter diz estar muito orgulhoso. “Ter um aluno da Unit representando o Brasil em uma competição Mundial é muito significante para nós. Essa convocação só reafirma o compromisso da Universidade Tiradentes em fomentar o esporte em Sergipe. Estou muito feliz e animado para ver ele nos representando na China. A Unit deu todo o apoio e suporte necessário para que ele vá para Chengdu e faça história”, pontua.

Leia mais: Estudantes da Unit participam de seletiva para o JUBs Quadras

Compartilhe: