A professora e coordenadora do curso, Andréa Vasconcelos, explica que o projeto surgiu a partir da nova estrutura curricular da universidade. “Estamos com o currículo por competência onde preza que o aluno desenvolva suas habilidades e competências junto às comunidades através da disciplina de prática de extensão”, explica a docente. “Com essa disciplina construímos desde o início do período um projeto onde o aluno possa vivenciar tudo que aprende ao longo dos três primeiros semestres do curso”, complementa Andréa.
O projeto intitulado “Levando charme” integra todas as disciplinas por meio das atividades praticadas pelos alunos na comunidade escolhida a cada período letivo. O Aloque é apenas uma das comunidades beneficiadas por meio da execução de serviços de corte, hidratação da pele, do cabelo, massagem, maquiagem, design de sobrancelha e avaliação nutricional. Outras comunidades também serão atendidas nos próximos semestres com os serviços praticados pelos alunos de Estética e Cosmética.
Adilson Allef Morais Santana é um dos acadêmicos apaixonados pelo projeto “Levando charme”. “É um momento em que sinto muita satisfação em poder oferecer a essa comunidade serviços que, apesar de não serem restritos, terminam com sua execução mais dificultada em comunidades humildes que nem sempre têm acesso aos serviços ofertados”, salienta o aluno.
Moradora da comunidade Aloque há 32 anos, Edilene Maria dos Santos considera o projeto dos alunos de Estética de fundamental importância para todos aqueles que residem na região. “Já fiz massagem e agora faço limpeza de pele. Tenho de aproveitar, não é? Afinal, não são todos os dias que temos essa oportunidade”, expressa, com largo sorriso de satisfação.