V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Mais dicas para planejar o seu intercâmbio internacional

Fazer um seguro de saúde, reservar passagem de volta e medir o custo de vida estão entre as providências para quem planeja fazer o intercâmbio presencial fora do Brasil

às 18h29
Compartilhe:

Em continuação da matéria que divulgamos na semana passada, aqui no nosso portal, trazemos para você mais respostas e esclarecimentos para as dúvidas mais frequentes entre os que querem continuar seus estudos acadêmicos no exterior pelos programas de mobilidade ofertados pelas instituições de ensino do Grupo Tiradentes, aproveitando estes programas em seus modos virtuais ou planejando o intercâmbio presencial para depois do controle mundial da pandemia – e a consequente liberação plena das fronteiras entre os países. Acompanhe:

Documentos acadêmicos

É possível que o aluno, durante o seu processo de inscrição no programa de mobilidade, faça reproduções dos documentos oficiais da instituição de ensino onde estuda, como histórico acadêmico, atestado de matrícula e quaisquer outros documentos oficiais que envolvam as unidades do Grupo Tiradentes. Para isso, eles precisam estar disponíveis para obtenção no sistema Magister.

Custo de vida no país de destino

É muito difícil mensurar o custo de vida que você terá em outro país, sem considerar o padrão de vida que você adota. Nesse sentido, a dica é consultar sites especializados em calcular os custos médios de muitas cidades ao redor do mundo. A partir daí, algumas especificidades devem ser analisadas, como o câmbio (valor da moeda do país em relação ao Real), o tipo de moradia no estrangeiro (apartamento ou alojamento privativo), se a cidade é interiorana ou uma metrópole, entre outras. Todos esses fatores influenciam nos orçamento a se fazer onde você tem interesse em realizar sua mobilidade.

Seguro Saúde e Seguro Viagem

O Seguro Saúde é o que cobre eventuais despesas médicas no exterior ou permitirá que você tenha acesso ao sistema público de saúde em determinado país. É essencial que o estudante tenha esse seguro antes de viajar, para que ele possa cobrir quaisquer problemas de saúde que venham a surgir durante a viagem. Em muitos casos, ele é requisitado pelas autoridades consulares do país de destino para a emissão do visto. 

Já o Seguro Viagem cobre eventualidades ocorridas no momento da sua viagem, a exemplo de um extravio de bagagem. Ele é recomendável, mas considerado opcional, e pode ser comprado junto com a passagem aérea. 

O de saúde pode ser adquirido por meio de agências de intercâmbio, agências de viagens, seguradoras, bancos e até mesmo com o cartão de crédito. Muitas vezes, é realizada a venda casada, ou seja, ao comprar um seguro saúde, é vendido também o seguro viagem.

Passagem de volta?

Sim. É recomendável que você tenha pelo menos a reserva da sua viagem de volta. Este documento pode ser pedido no momento da imigração ao chegar ao país. Uma opção interessante é comprar a passagem de volta com a tarifa de estudante (ela pode ser chamada também de tarifa flexível), para a qual existe a flexibilidade para alterar datas e o prazo estendido entre os voos. 

Existem algumas formas de adquirir sua passagem aérea, podendo ser diretamente por meio dos sites das companhias aéreas, dos Programas de Milhas ou de agências de intercâmbio e agências de viagens. Mas atenção: algumas companhias aéreas não vendem passagem com tarifa de estudante diretamente aos clientes. Assim, só é possível comprá-la por meio de agências, que cobram uma taxa de serviço.

A dica é pesquisar e comparar preços quase que diariamente. Às vezes, o preço pode ser recompensador, na tarifa de estudante ou não, e os valores de passagem mudam de um dia para o outro, pois acompanham os valores das moedas internacionais. E preste atenção na duração dos voos e ao que está incluso na tarifa, especialmente no que diz respeito ao despacho de bagagens.

E um importante aviso:

Não é necessário trancar o curso para fazer a mobilidade acadêmica internacional. Com a Mobilidade Acadêmica ativa, seja ela presencial ou virtual, os estudantes que realizam sua experiência internacional pelas unidades do Grupo precisam apenas solicitar o status de Mobilidade Acadêmica no Magister e continuar sendo um aluno Tiradentes, mesmo desenvolvendo atividades acadêmicas em outra instituição estrangeira. Outra vantagem, na modalidade virtual, é a possibilidade de cursar a disciplina na instituição estrangeira ao mesmo tempo em que o estudante faz as disciplinas normais de seu curso aqui no Brasil. 

Mais informações estão disponíveis no site de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, e outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail international@unit.br.

Asscom | Grupo Tiradentes

 

Compartilhe: