A iniciativa, que este ano teve como diferencial a participação de um estande do Shopping Grátis da Universidade Tiradentes doando inúmeras de peças de vestuário previamente arrecadadas pelos alunos, reuniu centenas deles durante todo o período matutino no centro da cidade ribeirinha. O prédio localizado na avenida Beira-rio, bem próximo ao mercado, serviu de QG para que os acadêmicos, em suas áreas, oferecessem à comunidade serviços de atenção e prevenção à saúde, orientações jurídicas e até informações sobre como desenvolver projetos que viabilizem ao comércio local melhores resultados na oferta e comercialização de produtos.
Na avaliação feita pela diretora do Campus Propriá, professora Adelina, os resultados superaram as expectativas de colaboradores, professores e alunos. “Além dos serviços prestados em parceria da Unit com a Prefeitura Municipal através da Secretaria da Saúde que aqui desenvolveu campanhas de vacinação contra a gripe H1N1 e testes rápidos para a detecção de doenças sexualmente transmissíveis, a vinda do Shopping Grátis representou uma inovação e provocou grande disputa”, diz a professora satisfeita com a adesão dos alunos na arrecadação do grande número de donativos.
Pela primeira vez participando da Manhã Cidadã, o acadêmico do 2º período de Direito Joaquim Marcelino Francisco Tavares considera muito importante a chance de logo no início do seu curso já poder interagir com a comunidade. “É em momentos como esse que podemos mesclar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com a prática da comunidade através de uma relação mais próxima”, avalia. Deise dos Santos Freitas, colega de Joaquim é da mesma opinião. “Acho que é uma ação de grande importância para a sociedade, assim como é também para nós, por ser a primeira vez que saímos da sala de aula para esse tipo de vivência com a comunidade”.
Já Leandro Henrique Cardoso Santos, prestes a concluir Administração, revela experiência no contato com a comunidade, uma vez que já participa das Manhã Cidadã desde a sua primeira edição. “Em momentos como esse, podemos estender o conhecimento que adquirimos em sala de aula para a comunidade. E o que é interessante na Administração é você agregar valor ao que existe na sociedade. Então, esse contato prático é indispensável”, revela.
O professor de Leandro na disciplina Marketing, Clauberto Rodrigues de Oliveira, considera a Manhã Cidadã um momento importante para conduzir os seus alunos para atividades práticas. “Percorrendo a feira e os estabelecimentos comerciais daqui de Propriá, os alunos verificam irregularidades sob a ótica da nossa disciplina. Com os registos fotográficos feitos, levaremos a discussão para a sala de aula, onde será discutida uma proposta de melhoria”, explica o docente.
“A 5ª Manhã Cidadã desenvolve ações voltadas para a comunidade nas várias áreas. O Serviço Social trabalha exclusivamente na divulgação da campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, diz a professora Kátia Araújo, dando, assim, o significado do que a ação extensionista representa para a comunidade propriaense.