ESTUDE NA UNIT
MENU

MEC divulga editais e datas das provas do Enem 2021

Exame terá as provas aplicadas entre 21 e 28 de novembro, nas versões digital e impressa; nota do Enem é usada na seleção de vagas em universidades

às 20h09
Calendário do Enem 2021 já foi formalizado em portarias do Ministério da Educação
Calendário do Enem 2021 já foi formalizado em portarias do Ministério da Educação
Compartilhe:

Depois de um período de expectativa, saiu a confirmação oficial das datas e das regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2021. O edital que trata do exame foi publicado pelo Diário Oficial da União, em sua edição de quarta-feira, 2. De acordo com o cronograma, as inscrições ficarão abertas entre 30 de junho a 14 de julho, enquanto as provas ficam marcadas para os dias 21 e 28 de novembro. Tais datas valem tanto para a versão impressa do exame quanto para a digital, que serão aplicadas ao mesmo tempo, com as mesmas provas e as mesmas questões. 

Ao todo, serão quatro provas, cada uma com 45 questões objetivas de múltipla escolha, mais a prova de redação. Elas vão abranger as áreas de Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, e as respectivas tecnologias de cada área. O tempo de provas será de 5h30 no primeiro dia e de 5h no outro. 

Criado em 1998, o Enem tem a sua nota utilizada desde 2009 como critério de seleção e acesso ao ensino superior, valendo tanto para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu, das instituições públicas), quanto para o Programa Universidade para Todos (ProUni, das instituições privadas). Os candidatos também podem usar a nota para concorrer a bolsas do próprio ProUni ou pedir financiamento através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Uma novidade deste ano será a oferta de 101.100 inscrições para os primeiros participantes que optarem pelo Enem 2021 Digital, realizado pelo computador e por aplicativos. Elas serão distribuídas por estado e aplicadas nas principais cidades. Para os estados de atuação do Grupo Tiradentes (Sergipe, Alagoas e Pernambuco), serão 1.400 em Aracaju, 1.500 em Maceió, 2 mil no Recife, 500 em Caruaru e 500 em Petrolina. Esta modalidade de exame é exclusiva para os alunos que já concluíram o Ensino Médio ou vão terminá-lo neste ano. Já os “treineiros”, candidatos que fazem o Enem apenas para avaliarem os próprios conhecimentos, terão que escolher o teste impresso. 

Todos os candidatos devem se inscrever através da Página do Participante, no site do Enem. O interessado deve informar sua data de nascimento e seu CPF, o qual terá que ser o mesmo inscrito no cadastro da Receita Federal e não pode estar em situação irregular. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a exigência é porque o CPF é o dado utilizado no cruzamento de informações entre as bases do MEC e da Receita, de modo a evitar fraudes. Também na inscrição, o interessado deve indicar se quer fazer a versão digital ou impressa da prova. Uma vez escolhida a modalidade e concluída a inscrição, ela não pode mais ser trocada. 

Será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 85,00. Os pedidos de isenção de taxa já foram apresentados até o dia 28 de maio e terão seus resultados anunciados em 9 de junho. O Inep ressalta que todos os interessados no Enem 2021 devem se inscrever no site, independentemente de terem adquirido a isenção da taxa ou não. 

As gestantes, lactantes e pessoas com deficiência que vão fazer o exame e precisam de algum atendimento especializado como rampas, provas com linguagens de sinais e espaços para amamentação, entre outros recursos, também precisam informar essa necessidade no ato da inscrição, entre 30 de junho e 14 de julho, mas terão os resultados anunciados em 23 de julho. Já os candidatos que tenham nome social e queiram ser tratados por ele devem fazer o pedido após a inscrição, entre os dias 19 e 23 de julho. 

Aqui, você pode conferir os editais completos das edições digital e impressa do Enem 2021

Asscom | Grupo Tiradentes
com informações do MEC

Compartilhe: