Mestre e doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília, Genebaldo Freire Dias coloca em discussão questões ambientais e aborda com propriedade em sua obra as alterações ambientais globais impostas pelo ser humano.
Durante o encontro na academia, o conferencista convidado fez um alerta ao afirmar que estamos vivendo em todo o planeta uma profunda falha de percepção. “Os cenários existentes só podem ser compreendidos dessa forma; se não entendermos assim, teremos de admitir que a nossa espécie ou é essencialmente estúpida, ou enlouqueceu de vez”, preconiza sombriamente o estudioso das questões ambientais.
Sem desejar aceitar as hipóteses levantadas e reconhecendo que o ser humano tem sobrevivido às intempéries desde o seu aparecimento no planeta, o doutor Genebaldo decidiu repaginar o seu livro Antropoceno, cujo termo vem sendo utilizado por ele há mais de 30 anos, e preconiza uma época na qual as mudanças ambientais estariam acontecendo em função da ação direta do ser humano. Essa afirmativa, segundo o palestrante, não é muito aceita nos meios acadêmicos, apesar de reconhecer que está na contramão das opiniões ao afirmar que contra fatos não há argumentos. “A presença do doutor Genebaldo vem agregar e multiplicar com a academia toda sua experiência na questão ambiental. Para o Programa Conduta Consciente, implementado na Unit desde 2009, esse momento representa um ganho gigantesco”, revela a professora e coordenadora do Conduta, Luciana Rodrigues.
Alana Daniely Vasconcelos é professora no curso de Pedagogia na Faculdade São Luís, e por trabalhar com a questão ambiental, ficou entusiasmada com a palestra proferida pelo doutor Genebaldo. “Tudo que retrata o meio ambiente faz com que a gente reflita a necessidade de preservá-lo e conservá-lo, porque meio ambiente somos todos nós”, afirma a docente.