ESTUDE NA UNIT
MENU

Mentoria de Psicologia organiza roda de conversa

Alunos calouros de Psicologia e outras áreas da saúde puderam aprender estratégias para vencer a fadiga e o stress por excesso causado pelas novas tarefas

às 19h59
Compartilhe:

Ao ingressar em curso superior, muitos jovens se veem repletos de dúvidas e incertezas sobre como dar conta de uma nova rotina na Universidade com cada vez mais estudos, trabalhos, estágios e aulas. Por conta disso, a Mentoria de Psicologia da Universidade Tiradentes organizou uma roda de conversa via Google Meet para ajudar os novos alunos nesta nova etapa. 

O evento, também em homenagem ao Setembro Amarelo, teve comando da professora mentora Ingrid Schweter Ganda com participação de Nanci Miyo Mitsumori, psicopedagoga e professora do curso de Psicologia, Lysandra Maria Barreto Santana, graduanda do curso e professora socioemocional em uma escola particular de Aracaju e Lenaura Borges, instrutora e praticante de Yoga com experiência em aulas online e em eventos.

Feita na noite da última terça-feira, 28, a roda de conversa colocou em pauta os desafios da transição da escola para a Universidade, mostrando o aumento da carga de cobrança desses jovens em relação ao futuro profissional. A professora Nanci Mitsumori explica que o ideal de ser produtivo surge através de uma configuração social. “Os jovens se veem menos produtivos do que deveriam, supostamente, estar. A sociedade nos cobra muito e intensifica discursos que falam que tempo é dinheiro e que o lazer é desperdício. Isso causa um sacrifício na saúde mental daquele indivíduo, que pode ter graves problemas no futuro”. 

Feita de forma interativa com os alunos, o encontro também destacou a pandemia e como ela agravou os sintomas que podem levar a uma fadiga extrema. As palestrantes deram dicas de práticas para lidar com o estresse através de  ensinamentos da meditação e da Yoga e de como possuir uma inteligência socioemocional nesse período turbulento. A professora Ingrid destacou que uma das atividades de suporte prestadas pela Mentoria de Psicologia é a de auxiliar os estudantes com a organização da rotina de estudos.


As inscrições para o evento foram feitas pelo Magister e a sua participação garantiu um certificado de 2h.

Leia Mais:
A importância da Psicologia Positiva na vida dos estudantes
Aula inaugural debate sobre os desafios na formação e atuação da Psicologia

Compartilhe: