ESTUDE NA UNIT
MENU

Mobilidade Acadêmica oferece oportunidades em instituições de mais de 80 países

ProMai está funcionando em modo virtual, com disciplinas on-line em instituições estrangeiras; mobilidade presencial deve ser retomada em breve

às 23h30
Compartilhe:

Muitos estudantes das unidades do Grupo Tiradentes em Sergipe, Pernambuco e Alagoas procuram o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI) como uma oportunidade de cursar algumas disciplinas em universidades do exterior. A cada semestre, o ProMAI encaminha os alunos de suas unidades a mais de 80 Instituições de Ensino estrangeiras parceiras, em países como Portugal, Espanha, México, Argentina, Peru, Chile, China, Colômbia, Croácia, Coreia do Sul, Estados Unidos, Letônia, Uruguai, Reino Unido e Canadá.

Atualmente, devido às restrições pela pandemia de Covid-19, o programa encontra-se suspenso em seu formato presencial, mas deverá ser retomado em breve. Enquanto isso, ele ocorre no modelo virtual, permitindo uma mobilidade acadêmica sem sair de casa, seguindo as diretrizes do governo no combate à pandemia. “Nessa modalidade, os alunos podem acompanhar as aulas de sua universidade de origem em paralelo às disciplinas estrangeiras”, afirma a assessora de Relações Internacionais do Grupo, Julia Gubert. O ProMai Virtual, em sua edição do final do semestre 2021-1, ofereceu oportunidades de disciplinas em universidades mexicanas, colombianas e chilenas. 

Já no modelo presencial, os alunos podem escolher o destino de acordo com a oferta que as Instituições de Ensino Superior parceiras enviam para o Grupo Tiradentes. os alunos que se candidatam passam por um processo seletivo, devendo ser residentes no Brasil e alunos do Grupo Tiradentes, ter todas suas obrigações financeiras em dia com a instituição de ensino e ter integralizado entre 20% e 80% dos créditos totais do curso. “No presencial, os alunos irão organizar também os trâmites de sua viagem para acompanhar as aulas no exterior, podendo tanto cursar disciplinas, quanto ter a oportunidade de uma experiência cultural incrível”, destaca Júlia.

O processo seletivo é desenvolvido para dar prioridade aos alunos com melhor desempenho acadêmico, participativos e envolvidos com grupos de pesquisa/extensão e projetos voluntários. “A partir do momento que os candidatos são selecionados, eles serão nomeados e fica a critério da IES estrangeira sua aceitação. Com o aceite, é iniciada a organização e planejamento da mobilidade, em que o estudante escolhe as disciplinas que têm interesse em cursar, quais serão aproveitadas em seu histórico acadêmico na sua IES de origem, e é alinhado com a instituição parceira todo o funcionamento acadêmico, seja virtual ou presencial”, detalha Gubert. 

Além da vivência em outra cultura e novos aprendizados, o estudante do Grupo Tiradentes poderá participar dos programas de mobilidade sem nenhuma cobrança adicional e arcando apenas com os custos pessoais que envolvem a mobilidade do estudante (transporte, alimentação, etc.). “Em muitos dos programas, inclusive no ProMAI, são ofertadas algumas bolsas para auxiliar os alunos financeiramente”, acrescenta a assessora, pontuando que, enquanto os alunos estão em mobilidade, são feitos acompanhamentos para compreender a situação de cada aluno e auxiliá-los em tudo que for possível. 

Dúvidas e informações podem ser esclarecidas através do site de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: