V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Modelo Acadêmico Tiradentes é destaque no ensino híbrido

Gerente acadêmica do EaD, professora Karen Sasaki enfatiza a importância do Modelo Acadêmico Tiradentes.

às 11h04
Compartilhe:

Com o objetivo de estimular os estudantes a definirem o seu futuro profissional a partir do desenvolvimento de competências socioemocionais, fortalecendo a formação integral e profissional dos acadêmicos, a Universidade Tiradentes implementou o Modelo Acadêmico Tiradentes. O projeto se dispõe a acompanhar o aluno durante sua trajetória na graduação, do início do curso à formatura, valorizando seus aspectos e competências pessoais e profissionais. 

“O Modelo Acadêmico Tiradentes é a nossa base, um suporte de diálogo com professores, de planejamento de aulas, enfim, é o nosso norte. Essa estrutura apresenta diretrizes institucionais e premissas pedagógicas que não podem ser esquecidas no processo de ensino-aprendizagem. Todas essas premissas, de forma integrada, contribuem para a formação de um profissional diferenciado, bem alinhado com as demandas do mundo do trabalho e, também, atento à dimensão socioemocional”, declara a gerente acadêmica do EaD, professora Karen Sasaki. 

Os cursos híbridos da Unit também fazem parte do Modelo Acadêmico Tiradentes, oferecendo uma maior aprendizagem crítica e reflexiva, além da valorização do estudante como protagonista e a flexibilidade de escolha de quando e onde quer estudar. 

“A principal contribuição é o alinhamento com o conceito de aprendizagem ativa. Então, a utilização de metodologias ativas como princípio da presencialidade, como princípio norteador da construção das trilhas de aprendizagem individuais desses alunos, é uma grande contribuição do Modelo Acadêmico Tiradentes para a formação dos estudantes”, destaca Sasaki. Na verdade, toda e qualquer metodologia que coloque o aluno no centro do processo, e isso significa fazer com que ele demonstre e aprenda efetivamente, é importante. O estudante aprende colocando a mão na massa, praticando e exercitando a aplicação da dimensão teórica”, acrescenta. 

Entre as habilidades trabalhadas no Modelo Acadêmico Tiradentes estão a comunicação, a empatia, o marketing pessoal, o desenvolvimento de networking (redes de contatos), a liderança e iniciativa, o protagonismo e a capacidade de solucionar problemas complexos. 

Veja também: Projetos de vida são encaminhados na Experiência Acadêmica Tiradentes.

Compartilhe: