ESTUDE NA UNIT
MENU

Mundo digital x pandemia: conheça as profissões mais promissoras do momento

Pandemia acelerou processo e profissões que seriam destaque em um futuro próximo, já se fazem presentes entre as mais promissoras na realidade do ‘novo normal’ 

às 12h53
Imagem: Unsplash
Imagem: Unsplash
Compartilhe:

Pandemia acelerou processo e profissões que seriam destaque em um futuro próximo, já se fazem presentes entre as mais promissoras na realidade do ‘novo normal’ 

Cientistas de dados, desenvolvedores, engenheiros de inteligência artificial, especialistas em satisfação do cliente e em transformação digital, profissionais da saúde especializados em telemedicina. Você sabe o que essas profissões têm em comum? Há alguns anos, eram tidas como profissões do futuro e, com a pandemia da Covid-19, esse ‘futuro’ chegou mais cedo, configurando-as como as áreas mais promissoras do momento.

Não é segredo que as funções ligadas à tecnologia sempre estiveram atreladas às profissões do futuro. Mas, diante das revoluções impulsionadas pela pandemia que assola o mundo há pouco mais de um ano, esse processo tem se desenvolvido em um ritmo acelerado, e criado novas oportunidades no mercado de trabalho.

De acordo com o professor Fábio Santos, docente dos cursos voltados à Tecnologia da Universidade Tiradentes, campus Farolândia, em Aracaju, as profissões mais promissoras do momento estão neste núcleo e no de saúde ligado à tecnologia. 

“Temos cada vez mais em evidência gamers, funções voltadas ao mercado de E-Sports, a exemplo de desenvolvedores, especialistas de marketing e treinadores de equipes de jogos eletrônicos. Além de cientista de dados, que é aquela pessoa bem analítica, tem um perfil estatístico e matemático, junto com conhecimento em computação e que faz a análise dos dados, e projeções futuras para empresas. É uma profissão que está em alta e que surgiu recentemente”, reflete Fábio.

Outra área que se destaca é a de Mídias Sociais, na qual é promissora a função de gestores, especialistas e profissionais da área de Marketing, que também estão diretamente ligados ao gerenciamento de contas de empresas. “Outra profissão que surgiu há uns anos e vem crescendo, principalmente neste período de pandemia, é a de especialistas em sucesso do cliente. Esse é um conceito muito forte, no qual a missão desse profissional é garantir que o cliente tenha uma experiência bem sucedida desde o começo até o final dentro das empresas. Esses são profissionais que vêm se adaptando junto às evoluções do mundo digital e que vão se desenvolver cada vez mais”, enfatiza o professor.

Neste momento de pandemia, as profissões voltadas à área da Saúde também se mostraram ainda mais promissoras e essenciais. “A tendência, apontada mais uma vez pela pandemia, é que esses profissionais tenham que se reinventar, no sentido de se especializarem também em telemedicina, por exemplo. Isso faz com que a área de ‘healthcare’ [cuidados com a saúde], esteja cada vez mais alinhada à tecnologia, mesmo em um cenário pós-pandemia”, afirma Fábio Santos.

Para quem está em busca de especialização, ou mesmo quer mudar de carreira diante das possibilidades apresentadas neste momento desafiador, a Universidade Tiradentes conta uma série de cursos que preparam o profissional para o futuro. “Temos cursos voltados à Computação, como Ciências da Computação, Sistemas da Informação, Desenvolvimento de Jogos Digitais e Engenharia de Software, que dão uma base muito forte e aprofundada para os alunos. Nas demais áreas também há os cursos voltados à Saúde, como Enfermagem, Medicina, que têm estado cada vez mais próximos do mundo tecnológico”, ressalta o professor.

Confira aqui os nossos cursos e se torne um profissional preparado para novas possibilidades.

Compartilhe: