ESTUDE NA UNIT
MENU

Músicas, doces e descontração na acolhida aos alunos de Medicina

Primeiro dia de aula foi marcado por uma ação de boas vindas no Bloco E; na qual os professores e colaboradores se apresentaram e conversaram com os estudantes

às 19h05
Compartilhe:

O início das aulas no ano de 2025 teve um gosto saboroso e diferente para cerca de 400 alunos de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), que chegavam na manhã desta segunda-feira, 27, ao Bloco E do Campus Farolândia. Eles foram recepcionados por uma ação especial de acolhimento, que contou com a participação de professores e coordenadores do curso. A iniciativa é a primeira de uma programação especial de Boas Vindas, que envolverá todos os outros cursos da Unit e se estenderá até o dia 13 de fevereiro.  

Na entrada do Bloco E, os alunos reencontravam os colegas e professores no pátio do térreo, ao som de uma apresentação musical de voz e violão com a cantora Márcia Chou, que apresentou os maiores sucessos do axé music e de outros ritmos. De quebra, cada estudante ganhou um brownie de chocolate, personalizado com uma mensagem de acolhimento. Tudo isso em um clima leve e descontraído, que contagiava a todos antes do início oficial das aulas.    

Para o professor Dalmo Correia Filho, coordenador do curso de Medicina, a ideia principal deste acolhimento é fazer com que os professores se apresentem aos alunos, mostrando o curso, a universidade, seus projetos e suas linhas de pesquisa, convidando-os a participar destas atividades. Outro objetivo é fazer com que os alunos calouros e veteranos se apresentem e troquem informações sobre o andamento e a metodologia do curso, além de falar sobre suas demandas, expectativas e necessidades. 

“A gente tem tempo para dar aula durante o semestre letivo, mas neste primeiro dia é mais interessante acolher os alunos e saber das suas demandas. Obviamente que o ato de escutar o aluno e atender às suas necessidades impacta no planejamento do curso. E também o professor se apresentar, o aluno saber quem é o professor, o compromisso que a Unit tem de formar um bom profissional médico, a qualificação do professor e a nossa infraestrutura”, diz Dalmo, citando o Centro de Simulação Realística e o Complexo de Especialidades em Saúde Profª Amélia Uchôa. “Que ele aproveite e desfrute de tudo, desde a primeira etapa até a última. Com certeza, o resultado para ele é uma formação muito mais humanística e muito mais completa”, acrescenta.

A apresentação e o acolhimento envolveu não apenas os professores, mas também os técnicos e colaboradores que atuam diretamente na interação entre alunos e professores. É o caso do técnico de anatomia Max Wesley Santos Hora, que trabalha nos laboratórios de Anatomia e presta o auxílio técnico nas aulas práticas que envolvem ossadas e cadáveres. “

É caloroso e gratificante recepcionar os meninos no primeiro dia, porque é uma vivência nova para eles, viver a prática da profissão. Eles tiram mais dúvidas em relação à anatomia, trabalhar com o corpo humano, e aí a gente tenta passar o nosso conhecimento, mas sempre auxiliando e trabalhando em conjunto com os professores nas aulas. A gente também acaba adquirindo algum conhecimento”, descreve Max. 

Momento tranquilizador

Os alunos entraram completamente no clima do acolhimento proporcionado a eles, o que deu pra se sentir nos abraços, nos sorrisos e nas conversas animadas entre os colegas. Uma delas foi Rafaela Sacramento, do primeiro período de Medicina. “A gente fica muito nervoso, ansioso com esse primeiro dia de aula, esse primeiro contato com as matérias. E ter esse momento em que a gente ouve uma musiquinha e conversa com amigos, é muito massa, tranquiliza demais. Eu acho que a estrutura do curso é maravilhosa, tanto os professores, a equipe, quanto a própria faculdade mesmo. Espero muita parceria, tanto com os professores quanto com os colegas, e que eu consiga aproveitar tudo que a faculdade tem a oferecer”, afirma ela. 

Quem já passou por essa fase foi Anny Caroline Silveira de Lima, que entrou no segundo período. “Sai de um P1 que foi bem corrido, um pouco tenso por conta do tempo mas bem proveitoso, para iniciar o P2 de uma forma mais tranquila. A gente conseguiu atingir as expectativas e, para esse segundo período eu espero que essas expectativas aumentem, porque a gente vai entrar com o ciclo regular dessa vez. E ter essa recepção da Unit significa que a faculdade está junto com a gente, está disposta a nos incentivar e também a acompanhar ao longo do semestre”, elogia. 

O momento também foi uma injeção de ânimo para os alunos veteranos, como Zélio Soares da Silva Neto, do sexto período. “Foi bem acolhedor para começar o dia de uma forma diferente e começar o período com o pé direito. Acho que dá um gás para a gente começar de uma forma diferente período. Eu sinto que nos dá mais motivação para continuar”, considera ele. 

Momentos de acolhimento

Mais ações de acolhimento e boas-vindas para os alunos dos outros cursos estão programadas para acontecer ao longo dos próximos dias nos campi da Unit. No próximo dia 3 de fevereiro, as aulas serão retomadas para os alunos (calouros e veteranos) dos cursos que seguem a metodologia ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos), além dos veteranos dos demais cursos que seguem a metodologia tradicional. Os calouros destes cursos serão recepcionados a partir de 10 de fevereiro. 

Leia mais: 
Unit: perspectivas para a área da Medicina em 2025
Encontros de boas-vindas acolhem calouros de cursos do Projeto Inova

Compartilhe: