ESTUDE NA UNIT
MENU



NAF da Unit é reconhecido pela receita federal com certificação ouro e diamante

Unit se destaca nacionalmente com o NAF, que conquista certificação Ouro e se posiciona entre os 10 melhores do Brasil em atendimentos e práticas inovadoras

às 21h59
Compartilhe:

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Universidade Tiradentes (Naf-Unit) reafirmou seu papel como um dos principais centros de extensão e apoio à comunidade em Sergipe, sendo premiado pela Receita Federal com a certificação Ouro e Diamante. Essa conquista destaca o NAF-Unit entre os 10 maiores do país em número de atendimentos e pela excelência em práticas inovadoras. Em eventos anteriores, o núcleo já havia sido reconhecido por seu desempenho e impacto, o que se consolidou com esta premiação. 

Para celebrar essa conquista, foi realizada uma cerimônia de premiação, que aconteceu no auditório da Reitoria, com a entrega de medalhas aos alunos que fazem e fizeram parte do NAF, além de homenagear as instituições parceiras como a Receita Federal, Secretaria de Estado da Administração (SEAD), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). 

“Esses prêmios reconhecem as boas práticas e o volume de atendimentos relevantes do Núcleo, sendo que os 30 maiores núcleos do país recebem a certificação Ouro. Além disso, a certificação Diamante é concedida a quem apresenta inovação ou estudos avançados. Neste ano, conseguimos quatro certificações Diamante devido aos estudos autônomos conduzidos pelos alunos, que resultaram na publicação de artigos. A certificação foi oficializada em Salvador, em junho, uma vez que nosso Naf pertence à 5ª Região Fiscal, que abrange Bahia e Sergipe”, explica a coordenadora do Naf-Unit, Flávia Karla Gonçalves.

Parcerias e reconhecimento

Essa conquista é exemplar, especialmente considerando que Sergipe é o menor estado do Brasil e, ainda assim, alcançou esse reconhecimento. Isso só foi possível graças ao apoio dos parceiros, que ampliaram a capacidade de atender à comunidade e de retribuir o conhecimento adquirido na universidade por meio de ações de extensão. O auditor fiscal e delegado da Receita Federal em Aracaju, Edson Fiel, reforçou a importância da parceria entre a Receita e a universidade.

“O Naf é uma das principais parcerias da Receita Federal com instituições de ensino superior, e tem gerado excelentes resultados para todos os envolvidos. É uma situação de ganho mútuo, onde o cidadão, o estudante, a instituição e a Receita Federal saem beneficiados. No caso específico do Naf da Unit, é uma parceria de alto valor, que tem proporcionado resultados muito promissores e gerado muita expectativa, especialmente no desenvolvimento de competências contábeis e no compromisso com o nosso grande projeto de cidadania fiscal”, destacou o auditor. 

Integração da teoria com a prática

A experiência no NAF oferece aos alunos uma oportunidade única de unir teoria e prática, preparando-os para o mercado de trabalho e para uma cidadania ativa. O coordenador de pesquisa e extensão da Unit, Geraldo Calasans, salientou a importância do projeto para a formação dos estudantes. “Um aluno de contabilidade que passou pelo Naf carrega um diferencial importante. Empresas e escritórios frequentemente nos procuram, pedindo estagiários do Naf. É quase um pré-requisito, e é muito gratificante ver que o mercado valoriza tanto essa experiência. A rotatividade é alta, porque os alunos se destacam e rapidamente são recrutados”, destaca.

Os egressos do Naf, como Nildo Rodrigues e Caio Quintela, relataram como o núcleo contribuiu para seu desenvolvimento profissional e pessoal. Nildo, que iniciou no NAF durante o segundo período do curso, conta que a experiência foi fundamental para seu crescimento. Atualmente atuando em um escritório de contabilidade, ele destaca a importância de ter aprendido a resolver problemas práticos e a aplicar conhecimentos teóricos em contextos reais.

“Ele me ajudou muito a desenvolver habilidades como resolver problemas, atender pessoas, e aplicar na prática os conhecimentos teóricos que aprendemos na faculdade. Então, o NAF realmente nos proporcionou uma experiência positiva, não só para nós, estagiários, mas também para as pessoas que atendemos durante todo esse tempo. “O NAF foi, para mim, uma grande evolução, tanto no aspecto profissional quanto pessoal. Ele me ajudou muito a desenvolver habilidades como resolver problemas, atender pessoas, e aplicar na prática os conhecimentos teóricos que aprendemos na faculdade. Então, o NAF realmente nos proporcionou uma experiência positiva, não só para nós, estagiários, mas também para as pessoas que atendemos durante todo esse tempo”, revela.

Já Caio Quintela, que começou como voluntário e depois se tornou estagiário remunerado, enfatizou o diferencial que o NAF representa no mercado de trabalho. “O NAF foi, sem dúvida, um diferencial muito grande para mim no mercado. Eu trabalho na área fiscal, e no NAF tivemos bastante experiência nessa parte, atendendo tanto pessoas físicas quanto microempreendedores individuais (MEI), que são o primeiro passo no que seria uma pessoa jurídica. Essa experiência me deu uma base sólida para entrar no mercado de trabalho. Eu já tinha um diferencial em relação a outras pessoas, pois, mesmo que os valores e complexidades fossem maiores fora do NAF, eu já conhecia o funcionamento básico e sabia como lidar com essas atividades”, comenta.

Leia também: 4ª Edição do France-Brazil Meeting on Natural Products destaca inovações e parcerias científicas

Compartilhe: