ESTUDE NA UNIT
MENU

Nossa Terra: conheça a rota turística Caminhos da Serra de Itabaiana

A rota Caminhos da Serra de Itabaiana compõe um dos roteiros de turismo rural do Ministério do Turismo e se tornou referência nacional.

às 11h32
Foto: Projeto Rota Caminhos da Serra de Itabaiana
Foto: Projeto Rota Caminhos da Serra de Itabaiana
Foto: Projeto Rota Caminhos da Serra de Itabaiana
Foto: Projeto Rota Caminhos da Serra de Itabaiana
Foto: Projeto Rota Caminhos da Serra de Itabaiana
Foto: Projeto Rota Caminhos da Serra de Itabaiana
A turismóloga Ellen Carvalho. Foto: Projeto Rota Caminhos da Serra de Itabaiana
Compartilhe:

O projeto Rota Caminhos da Serra de Itabaiana surgiu em 2017 quando a turismóloga formada pela Universidade Tiradentes Ellen Carvalho iniciou uma série de pesquisas para a criação de novos roteiros de turismo em Sergipe. Os resultados positivos para o excursionismo na região já podem ser vistos: a rota é referência no Brasil, compõe os roteiros do Projeto Experiências do Brasil Rural, do Ministério do Turismo, e é comercializada por uma das maiores operadoras de turismo do País, a CVC.

Em votação na Assembleia Legislativa de Sergipe, o Projeto de Lei Ordinária nº 227/2021 instituiu a Rota Turística Caminhos da Serra de Itabaiana. A autoria é das deputadas Kitty Lima e Maria Mendonça. “A Rota também é Lei Estadual, reconhecida como a primeira rota de turismo rural sergipano. É um roteiro de turismo rural com o objetivo de mostrar algumas experiências e vivências rurais em Itabaiana”, diz a responsável pelo projeto, Ellen Carvalho, também pós-graduada pela Unit.

“Levamos as pessoas para vivenciar o Parque dos Falcões, as Castanhas do Carrilho, a feira de Itabaiana, a casa de farinha, a Vila das Flores, o povoado Ribeira, a Casa de Acolhimento Irmã Dulce, o bairro Kiara, a gastronomia, os eventos e as tradições da cidade. Eu diria que a Rota veio para mostrar um turismo que estava adormecido. A partir dela, podemos mostrar vários outros roteiros rurais que foram desenvolvidas”, afirma.

Experiências do Brasil Rural

Em 2021, a rota Caminhos de Itabaiana esteve participando da seleção do projeto Experiências do Brasil Rural, fruto de uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Universidade Federal Fluminense (UFF), mas não foi aprovada. Em 2022, veio a segunda edição e a rota foi selecionada para fazer parte dos roteiros nacionais.

“Participamos da primeira seleção mas não fomos contemplados e agora na segunda edição nós fomos selecionados. Vamos passar por uma série de qualificações, levantamento, diagnóstico, oficinas e uma série de eventos. No final do ano, uma equipe do Ministério do Turismo vai conhecer a rota, receberemos material de divulgação e a rota será divulgada no site e nas redes sociais do Ministério. É algo muito importante não só para o projeto, mas para Sergipe também, pelo fato de ter esse reconhecimento a nível nacional”, destaca a turismóloga.

Conheça mais sobre a Rota no Instragam: @rotacaminhos.serraitabaiana

 

Leia também: Livro infantojuvenil é exposto da Bienal do Livro

 

Compartilhe: