ESTUDE NA UNIT
MENU

Novas possibilidades de mobilidade acadêmica serão abertas em Boston, Estados Unidos

A parceria com a UMass Boston já oferece diversas oportunidades para os estudantes da Unit, mas será ampliada em breve.

às 13h19
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Há quatro anos, o Grupo Tiradentes firmou parceria com a Universidade de Massachusetts (UMass), em Boston, nos Estados Unidos, proporcionando diversas oportunidades para os alunos da Universidade Tiradentes. Com o êxito da parceria, a Unit já planeja novas possibilidades de mobilidade estudantil na UMass e outras instituições da cidade norte americana.

“Queremos não só estreitar as relações com instituições parceiras, mas também ampliar e desenhar um programa de internacionalização para ser implementado nas próximas turmas. Não só para os cursos de Medicina, mas também para os demais cursos da área da saúde. Essa parceria visa também trazer alunos de lá para a Unit”, conta o coordenador dos cursos de Medicina (Estância e Aracaju) da Unit, Richard Halti Cabral.

A ampliação da parceria entre a Unit e a UMass visa promover a troca de conhecimento científico. “A ideia desse programa de internacionalização é não só termos oportunidade para os nossos estudantes e residentes, mas também para os nossos professores poderem ter uma experiência internacional nos Estados Unidos como também estudantes, professores e profissionais dos Estados Unidos virem para o Brasil e para Unit ter uma experiência conosco”, antecipa.

Segundo o coordenador, uma das características de destaque dos alunos da Unit, em comparação aos estudantes estrangeiros, é o contato físico com o paciente. “Temos uma prática muito importante no nosso curso que é junto à comunidade. Esse tipo de prática é o que nossos colegas de outros países sentem falta. A forma como o Sistema Único de Saúde [SUS] organizou a Atenção Primária é importante e não ocorre em todos os países. Então, temos uma experiência muito rica para compartilhar, da mesma forma que eles também têm atuações na Atenção Primária em outros níveis que também são importantes para nossos professores e alunos vivenciarem”, afirma Halti.

“Além dessa questão profissional, essa parceria visa a otimização das pesquisas, ampliando as possibilidades para que os nossos alunos façam seus Trabalhos de Conclusão de Curso [TCC], depois enveredem pelo mestrado e pelo doutorado. Então, a ideia é que essa parceria que está sendo construída possa ir desde a graduação, passando pela pós-graduação lato sensu e stricto sensu. E claro, também junto com isso tudo, promover uma experiência internacional na qual o estudante tenha contato com a cultura de outro país e conheça uma outra realidade”, complementa.

Programa Clinical Experience Abroad

Entre as parcerias firmadas em Boston (Massachusetts, Estados Unidos), o Grupo Tiradentes tem o Programa Clinical Experience Abroad: Clerkship for Medical Students, voltado para Medicina, oferecido juntamente com a Rede de Clínicas do Cambridge Health Alliance (CHA).

Nove estudantes da Universidade Tiradentes foram aprovados para a primeira turma do programa. Juntamente com outros seis estudantes do Grupo Tiradentes, eles cursarão atividades de internato durante quatro semanas em Boston. 

Os estudantes foram divididos em três grupos. O primeiro embarcou em maio. “Um ponto extremamente importante e que vai ser de grande valor para os nossos estudantes é que eles vejam e escutem de outras pessoas, principalmente de profissionais de outros países, o quanto está sendo valiosa a formação deles. É motivo de muito orgulho quando os médicos que recebem os nossos estudantes em Boston dizem que os nossos estudantes não estão deixando nem um pouco a desejar para os alunos de Harvard. Isso mostra a dedicação dos nossos professores, a qualidade do ensino oferecido pela nossa universidade”, conclui Halti.

O segundo grupo de estudantes de Medicina embarca para Boston em setembro e o terceiro em outubro, cada um deles com cinco estudantes aprovados no processo seletivo. Ao final das quatro semanas de imersão, eles terão a equivalência do período de internato cursado nos EUA.

Internacionalização

Uma das maiores vantagens de ingressar no programa de internacionalização da Unit é poder aprimorar conhecimentos cognitivos e técnicos, tanto os que são requisitados da profissão escolhida pelo estudante, quanto as habilidades profissionais exigidas pelo mercado de trabalho. 

“A internacionalização é um dos diferenciais da Unit, não só em Boston, mas em vários outros países que nossos alunos fazem mobilidade acadêmica, como também recebendo estudantes de outras instituições que nos trazem as suas experiências para que possam ser compartilhadas e vivenciadas. Ou seja, a universidade é extramuros, não funciona só dentro do seu espaço físico. Várias novidades vão ser passadas para nossos alunos, com várias portas se abrindo para o saber, para a troca de experiências”, conclui a pró-reitoria de graduação da Unit, Arleide Barreto.

 

Leia também: Estudante de Medicina inicia seus estudos no Clinical Experience Abroad

Compartilhe: