ESTUDE NA UNIT
MENU

NPJ: espaço de experiência prática real e acesso à justiça a todos

A Unit conta com quatro Núcleos de Práticas Jurídicas, oferecendo desde orientações jurídicas à própria assistência jurídica gratuita.

às 12h13
Foto: Acervo/Unit
Foto: Acervo/Unit
Compartilhe:

Os Núcleos de Práticas Jurídicas da Universidade Tiradentes (NPJs/Unit) auxiliam no ensino do aluno do curso de Direito e é uma atividade essencial para formação do futuro profissional. A partir do 7º período da graduação, o acadêmico desenvolve atividades práticas no núcleo, aliando à teoria aprendida em sala de aula, fundamental para a consolidação do processo ensino-aprendizagem. Criado em 1997, tornou-se essencial para a comunidade sergipana.

Com a vivência no NPJ, o estudante adquire capacidade para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos, com objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito que são trazidas pela população assistida. Além disso, desenvolve a cultura do diálogo e o uso de meios consensuais de solução de conflitos, na participação de audiências de conciliação realizadas no próprio núcleo. Atividades como esta decorrem de parceria técnica com o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE)

A experiência da prática jurídica real permite que o futuro bacharel em Direito esteja inserido em um dos maiores escritórios jurídicos do estado, com inúmeros processos judiciais ativos, atuando em diversas linhas de frente: atendimento ao público através de orientações e assistência jurídica, audiências de conciliação, ajuizamento de ações judiciais e elaboração de peças processuais para cumprimento de prazos. 

Serviços

Os NPJs da Unit oferecem desde orientações jurídicas à própria assistência jurídica gratuita para população hipossuficiente, ou seja, aqueles que recebem até três salários mínimos por mês, na esfera cível. Por meio de serviços prestados com qualidade e de forma gratuita, a Unit contribui para a promoção de uma sociedade pacífica e inclusiva, proporcionando acesso à justiça para todos.

Onde encontrar

A Unit conta com três Núcleos de Práticas Jurídicas no interior de Sergipe e um na capital. Os endereços e contatos são:

NPJ ARACAJU: Rua Lagarto, 253, Centro, Aracaju – SE, 49010-390, Tel. (79) 3218 – 2323 / Horário de atendimento ao público: das 7h às 11h e das 13h às 17h.

NPJ ESTÂNCIA: Travessa Tenente Elói, S/N – Bairro Alagoas, Estância – SE, CEP 49200-000, (79) 3522-5744 / Horário de atendimento ao público: das 7h às 12h e das 13h20 às 17h.

NPJ ITABAIANA: Rua José Paulo Santana, 1254 – Bairro Sítio Porto, Itabaiana – SE, CEP 49509-875, Tel. (79) 3431-0336 / Horário de atendimento ao público: das 7h às 11h e das 13h às 17h.

NPJ PROPRIÁ: Travessa Santa Luzia, 91, Propriá – SE, CEP 49900-000, Tel. (79) 3218-2374 / Horário de atendimento: das 13h às 17h.

 

Leia também: Representante da AGU participa de aula inaugural na Unit

Compartilhe: