ESTUDE NA UNIT
MENU

NPJ sedia mais uma edição do Mutirão Limpa Nome

O Mutirão Limpa Nome acontece em parceria com o Tribunal de Justiça de Sergipe até sexta-feira, 11, no NPJ da Unit.

às 13h45
A coordenadora do NAF/Unit, professora Flávia Karla Gonçalves.
O coordenador do NPJ/Unit, professor Jéffson Menezes.
Compartilhe:

O Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Tiradentes (NPJ/Unit) sedia por mais um ano o Mutirão Limpa Nome. A iniciativa é uma parceria com o Tribunal de Justiça de Sergipe, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) para quitação de dívidas com o Banese Card, Energisa e Deso. A ação segue até sexta-feira, 11.

“Durante todo o ano já praticamos a conciliação e a mediação. Só que escolhemos sempre um período uma vez por ano para realizar além da conciliação e da mediação, a negociação. Esse Mutirão Limpa Nome é um espaço em que convidamos algumas empresas parceiras para que elas ofereçam condições especiais de descontos, parcelamentos para população que está em endividamento”, explica o coordenador do NPJ/Unit, professor Jéffson Menezes.

Durante a ação, o NPJ/Unit também presta atendimento jurídico gratuito para a comunidade. “Então, a pessoa que vem negociar a sua dívida também consegue ser atendida com uma demanda jurídica de forma gratuita. Questão de pensão alimentícia, guarda, regulamentação de visita, divórcio, quem fez uma compra e o produto que veio com defeito… Enfim, existem todas essas questões de direito do consumidor, direito da família, que a pessoa também pode ser atendida durante esse período de mutirão”, acrescenta.

Além disso, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Unit também está prestando apoio para a população no que se refere ao planejamento orçamentário. “A gente pensa não só nessa questão das pessoas estarem limpando seu nome, mas em promover uma educação financeira a fim de prevenir futuros endividamentos. Inicialmente, a gente divulga, falar com as pessoas que vêm até o Mutirão. Posteriormente, as pessoas agendam para poder vim, ter uma noção da educação financeira e construir com a gente uma planilha  de organização financeira”, conta a coordenadora do NAF/Unit, professora Flávia Karla Gonçalves.

Segundo a chefe de divisão do Nupemec/Cejusc, Carla Maria Franco Lameira, a adesão de pessoas ao Mutirão é grande. “Um grande número de acordos são feitos aqui porque as pessoas sentem essa necessidade de estarem sendo ouvidas. Então, são propostas que são capacitados para estarem aqui ouvindo e tendo uma possibilidade maior de negociação, de parcelamento, de retirada de juros. É uma oportunidade mesmo de negociação diferenciada com a possibilidade de estar resolvendo tudo no mesmo lugar”, confirma.

Serviço

O mutirão acontece até sexta-feira, 11, no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Unit, localizado à rua Lagarto, 253, Centro de Aracaju. O atendimento acontece das 8h às 15h, mediante distribuição de senhas. Os interessados devem levar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

 

Leia também: Ministro do TST participa de aula em curso de Pós-Graduação

Compartilhe: