V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Unit mantêm atividades remotas em todos seus Núcleos de Práticas Jurídicas em Sergipe

Alunos e professores de Direito da Unit têm cumprido os inúmeros despachos judiciais dos processos já em andamento nos Núcleos de Práticas de cada campus

às 20h50
Aluno Charles Lima acredita no conhecimento adquirido por meio das atividades remotas
Aluno Charles Lima acredita no conhecimento adquirido por meio das atividades remotas
Aluna Yane Menezes reconhece importância do estágio supervisionado de forma remota
Coordenador do NPJ realiza visitas virtuais nas turmas remotas
Professor Charles Garcia comemora atividades remotas
Compartilhe:

Por Raquel Passos e Mariane Marques

Atendendo aos decretos emitidos por governos e prefeituras em que o Grupo Tiradentes tem atuação, e as recomendações do Ministério da Educação, todas as atividades e atendimentos presenciais da Universidade Tiradentes estão suspensas até segunda ordem.

Porém, o estágio supervisionado em Práticas Jurídicas do curso de Direito, realizado por alunos nos Núcleos de Práticas Jurídicas – NPJ – da Unit nos campi de Aracaju, Propriá, Estância e Itabaiana têm sido regularmente realizados por meio do Google for Education. 

O coordenador do NPJ da Unit em Aracaju, professor Charles Garcia, explica que durante o plantão, o professor contextualiza problemáticas de processos reais em andamento no Núcleo. “Ainda estabelece prazo aos alunos no sistema de controle processual para que produzam a peça prática competente ao caso, com posterior avaliação e protocolo. O professor realiza a supervisão dos alunos ao vivo, inclusive, gravando a aula, o que os possibilita rever quando quiser”, ressalta.

Os alunos orientados pelos professores retomam análises jurídicas e preparam documentos dos processos que estão em andamento, participando de práticas de situações reais do cenário jurídico local de cada unidade. 

Assim, o cliente não precisa se preocupar com o andamento do seu processo judicial, pois o NPJ possui equipe trabalhando por canais virtuais para dar a devida atenção ao seu processo, que vem cumprindo os inúmeros despachos judiciais dos que já estão em andamento. “Havendo a necessidade de alguma informação adicional ou documental, o NPJ tem entrado em com contato com o cliente”, acrescenta o coordenador.

Sem contar que, por meio do convênio de cooperação entre o NPJ e a Defensoria Pública do Estado, os alunos ainda mantêm as atividades remotas de análise dos processos em fase de execução penal com o objetivo de avaliar se o apenado preenche os requisitos legais para a progressão do regime de pena.

A aluna do 9° período de Direito da Unit, Yane Menezes, é uma dessas alunas em atividade acadêmica remota. “Só consigo vislumbrar pontos positivos, uma vez que realizo as atividades com qualidade como se presencial fosse. Acho a continuidade das atividades de ensino de forma remota de fundamental importância, uma vez que o aprendizado é essencial para a nossa sobrevivência, é através do conhecimento que se abrem portas”, ressalta.

Já o aluno  Charles Lima, também do 9º período período, acredita na mudança de rotina como divisor de águas para esse cenário de pandemia. “A realidade mudou com o isolamento social, exigindo de todos nós, estagiários e clientes, o devido conhecimento na utilização das ferramentas disponíveis para encurtar as distâncias e atendermos da melhor maneira. Os serviços prestados remotamente pelo o NPJ da Unit têm sido um grande diferencial, com ações sempre voltadas às pessoas de baixa renda da cidade de Aracaju e de municípios adjacentes”.

Outro diferencial é o convênio da Unit com a Advocacia Geral da União (AGU) que permite o aluno realizar o estágio supervisionado nas mais diversas áreas da advocacia pública.

NPJ Unit

O Núcleo de Práticas Jurídicas da Unit foi criado em 1997 e desde então se tornou essencial para a comunidade de Aracaju e seu entorno por desempenhar papel de fundamental importância na colaboração de resoluções de aspectos processuais e extraprocessuais, em que a participação em mutirões e projetos comunitários em eventos externos, com a presença de professores e alunos/estagiários, tem o objetivo de estender o papel da Unit no seio social.

Dispondo de estrutura física adequada e acessível, o NPJ é voltado prioritariamente ao aprendizado dos discentes, estando a serviço das pessoas economicamente empobrecidas, das vítimas de violações de Direitos Humanos, e apoia os movimentos sociais e populares. Os alunos de Direito que cursam do 7º ao 10º período têm, por meio do estágio, a oportunidade de obter maior qualificação profissional.

Para mais informações, entre em contato:

NPJ de Aracaju: npjdaunit.aracaju1@hotmail.com
NPJ de Estância: direito_estancia@unit.br
NPJ de Itabaiana: direito_itabaiana@unit.br
NPJ de Propriá: npjpropria@outlook.com

Compartilhe: