ESTUDE NA UNIT
MENU

Núcleo de Educação Infantil há 20 anos trabalhando com excelência

Com o desejo de levar educação de qualidade a Unit fundou o Núcleo de Educação Infantil para crianças do ensino fundamental 

às 12h30
Núcleo de Educação infantil
Compartilhe:

O Núcleo de Educação Infantil, está há 20 anos trabalhando em prol do ensino de qualidade para crianças de famílias de baixa renda do bairro Industrial. Atendendo 150 alunos, divididos em cinco turmas, da alfabetização até o 5º ano, a escola é a primeira etapa na formação da educação básica.

No primeiro ano de sua fundação, o colégio funcionou como um reforço escolar, até receber a licença de funcionamento municipal para atuar como escola. E assim podendo atender as necessidades educacionais que os alunos já matriculados apresentavam.

A coordenadora do Núcleo, professora Maria da Conceição, compõe a equipe  desde o início. Para ela, a iniciativa do reitor da Universidade Tiradente (Unit), professor Jouberto Uchôa, é fundamental na construção da educação e do saber. 

“Professor Uchôa é uma pessoa iluminada porque ele sempre dizia que o Colégio Tiradentes ia acabar, mas que ele iria levantar uma escola filantrópica localizada em uma das comunidades carentes em que a Unit tivesse Núcleo para garantir que crianças recebessem educação de qualidade. Sou professora por vocação e por escolha, e tantos anos em sala de aula me mostraram que o aprender não está na situação econômica das pessoas, mas sim na excelência da escola”, aponta a professora Maria da Conceição.

Para ser matriculado no Núcleo de Educação Infantil, as famílias precisam atender alguns critérios, a família precisa residir no bairro Industrial, ser baixa renda, e as crianças precisam estar em idade escolar de 6 a 11 anos. Após a análise dos documentos, a assistente social da escola visita a família para ver se cumprem os critérios pré-estabelecidos. 

“Em quase 20 anos de escola nós temos conhecimento que os alunos que passaram pelo Núcleo já estão estudando Nível Superior. E saber que nós fizemos parte do começo da história deles é muito gratificante. Ficou muito orgulhosa de ver eles progredindo. Isso significa que o projeto do professor Uchôa tem frutificado. Estar nessa escola mudou a vida deles”, afirma a professora Maria da Conceição.

A professora de educação infantil, Luciane Santos Santiago, também compartilhou a sua experiência em fazer parte do Núcleo. “Participar do projeto é gratificante porque ele atende crianças carentes do bairro, dá a oportunidade para as famílias de baixa renda terem acesso a educação de qualidade. Esse é um trabalho muito sério, a comunidade mostra uma gratidão pela escola. Além de gerar empregos. Como professora, estar aqui é muito gratificante”.

Os alunos da educação infantil também mostram gratidão pelo trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Educação Infantil. “Sou aluna do 5º ano e adoro estudar. Eu comecei a estudar aqui no segundo ano e comecei a gostar de primeira. Nunca reprovei e não pretendo reprovar nunca. Sempre fui uma aluna exemplar. As professoras são bem legais e aprendo bastante aqui”, conta a aluna Evellyn Ferreira dos Santos, de 10 anos.

 

Leia mais: Grupo Tiradentes: 60 anos de história com forte contribuição da Unit

Compartilhe: