V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Núcleo de pesquisas reúne professores brasileiros e americanos

Doutorado em Educação da Unit mantém uma disciplina conjunta com a UMass Boston, nos Estados Unidos, e já desenvolve pesquisas conjuntas com instituições americanas

às 12h08
A disciplina “Pesquisa em Educação”, do PPED com a UMass Boston, tem aulas virtuais ao vivo
A disciplina “Pesquisa em Educação”, do PPED com a UMass Boston, tem aulas virtuais ao vivo
Compartilhe:

Os estudos no exterior podem permitir a realização de pesquisas conjuntas em universidades de outros países. No Grupo Tiradentes, estas possibilidades são possíveis através das parcerias que suas instituições de ensino mantém com cerca de 80 universidades e instituições estrangeiras ao redor do mundo. Uma das portas de entrada neste sentido é o Tiradentes Institute, que funciona há três anos em Boston (Estados Unidos) e serve como base e porta de entrada para a atuação dos alunos e docentes para a realização de pesquisas, em contato com faculdades e universidades americanas e europeias. 

Um exemplo nesse sentido está em pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (unidade Sergipe), feitas em conjunto com a University of Massachusetts Boston (UMass Boston). Elas foram desenvolvidas desde o primeiro semestre de 2019,  a partir de uma disciplina conjunta dos cursos de mestrado e doutorado em Educação do PPED, elaborado pelas professoras Simone Amorim, da Unit; Patricia Krueger-Henney, da UMass; e Tricia Kress, que à época estava na UMass Boston e hoje leciona no Molloy College, em Nova York. 

A junção resultou na disciplina “Pesquisa em Educação”. Um dos objetivos é estudar a aplicação do pensamento crítico e da liderança educacional, a partir das teorias do educador pernambucano Paulo Freire (uma das principais referências pedagógicas no mundo) e da interpretação americana desta filosofia. De lá para cá, a disciplina teve outros desdobramentos, inclusive a publicação de um dossiê na revista Interfaces Científicas Educação, publicação científica da Editora Universitária Tiradentes. Por força da pandemia do coronavírus, as aulas dessa disciplina acontecem virtualmente, em modalidade síncrona (ao vivo).

Como fruto desta parceria, dois alunos do Mestrado em Educação, Manoela Barbosa Pinto e Ícaro Franca Bastos, também estão desenvolvendo pesquisas conjuntas com a UMass e o Molloy College. Uma é na área de inteligências múltiplas e habilidades socioemocionais, e a outra é sobre educação bilíngue e formação docente, em perspectiva comparada. Ambos estão escrevendo um texto em co-autoria com Simone Amorim e a professora Tricia Kress, que também colabora com o texto em inglês. De acordo com Simone, esse artigo está prestes a ser submetido em uma revista científica internacional. 

Outra pesquisa conjunta é feita pela doutoranda Eliodete Coelho Bezerra, do PPED, que desenvolve em sua tese uma análise comparada da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e nos Estados Unidos. Ela será realizada em conjunto com a Pennsylvania State University (PSU), com co-orientação da professora Anna Kaiper-Marquez. A aluna do PPED já recebeu uma carta de aceite da instituição americana e está em processo de mudança para os Estados Unidos, onde deve desenvolver a pesquisa por um ano.

Imersão

O Tiradentes Institute promove anualmente a seleção de um professor-pesquisador, vinculado aos programas de pós-graduação strictu sensu das unidades do Grupo Tiradentes, para um programa de residência de um ano em Boston, durante o qual ele desenvolve pesquisas, além de criar e estreitar o relacionamento do Instituto com outras instituições de renome e redes de pesquisadores estratégicas nos Estados Unidos, trabalhando lado a lado com a equipe técnica-administrativa do Institute. Entre os ganhos principais para o docente, está a oportunidade de ficar imerso, durante um ano, em um dos principais ecossistemas de educação, pesquisa e inovação do mundo, além de valorizar seu currículo com uma experiência internacional.

Ascom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: