ESTUDE NA UNIT
MENU

“O dia da água é para reflexão”, diz professor da área ambiental

Pesquisador do tema, Ranyere explica que a Unit possui linhas de pesquisa voltadas ao desenvolvimento de tecnologia que possa detectar compostos poluentes da água.

às 16h05
Dia Mundial da Água merece ser lembrado
Dia Mundial da Água merece ser lembrado
Imagem freepik
Compartilhe:

Comemorado mundialmente, o Dia da Água, celebrado nesta segunda-feira, 22, tem  objetivo discutir assuntos importantes relacionados a esse recurso natural. Integrante do corpo docente da Universidade Tiradentes, Ranyere Lucena, é também engenheiro ambiental e afirma que a data é para reflexão.

Pesquisador do tema, Ranyere explica que a Unit possui linhas de pesquisa nos Programas de Pós-graduação stricto sensu voltadas ao desenvolvimento de tecnologia que detecte compostos poluentes da água.

“Nesse contexto, a Unit desenvolve pesquisas de Biotecnologia Industrial, Saúde e Meio Ambiente com uma rede de professores interdisciplinar. A pesquisa envolve desenvolver uma tecnologia que seja passível de detecção desses compostos para que o comitês de Bacia consigam propor leis que prevejam limites de uso desses compostos na agricultura, já que eles se acumulam em plantas, em serem humanos e em animais”.

Por ser um recurso natural limitado e com valor econômico, a água tem legislação para tratar de seu uso, que e a legislação de recursos hídricos.

Conhecida como Lei das águas, a lei nº 9.433 de 08 de janeiro de 1997 determina todo processo de gestão dos recursos hídricos brasileiros. Seus maiores marcos são a Política Nacional dos Recursos Hídricos e o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos.

Compartilhe: