ESTUDE NA UNIT
MENU

O mercado de Gerontologia e Bem-Estar: uma demanda em ascensão

Professor tutor da Unit explica o funcionamento do curso de Gerontologia EAD e como sua formação pode ser útil para o mercado de trabalho

às 13h32
Adelmax Pedral, professor tutor da Unit
Adelmax Pedral, professor tutor da Unit
Compartilhe:

O envelhecimento da população brasileira tem impulsionado o crescimento do mercado de trabalho para profissionais da área de Gerontologia. Com o aumento da expectativa de vida e o consequente aumento do número de idosos no país, a demanda por serviços especializados neste campo está em constante expansão. 

De acordo com o professor tutor de Gerontologia e Bem-Estar da Universidade Tiradentes (Unit), Adelmax Pedral, o mercado de trabalho para os graduados em Gerontologia está cada vez mais requisitado. “O Brasil possui mais de 30 milhões de idosos, o que equivale a mais de 10% da população nacional, de acordo com dados do IBGE. Com o aumento da expectativa de vida e a necessidade de cuidados específicos para essa faixa etária, há uma grande demanda por profissionais qualificados na área”, explica.

Para se destacar no mercado de trabalho, os profissionais dessa área precisam desenvolver uma série de habilidades e competências essenciais. Entre as principais, Adelmax destaca a empatia, simpatia e gentileza no trato com os pacientes idosos, compreendendo suas necessidades e promovendo um cuidado humanizado. 

“Empatia, uma vez que se colocar no lugar do outro facilitará o entendimento da necessidade da promoção do cuidado e da atenção necessária a ser dada à saúde do idoso; simpatia, amabilidade e gentileza com seus pacientes; expectativa realista, observando bem as questões emocionais dos seus cuidados, que podem vir acarretar no desenvolvimento de outras doenças; boa capacidade de comunicação, ou seja, empregar uma linguagem adequada para o seu público, além de se atentar ao tom de voz usado; e por último, a atenção à ética e moral que dizem respeito à saúde e vida dos idosos”, pontua.

Formando profissionais preparados

O curso de Gerontologia e Bem-Estar da Unit é oferecido na modalidade de Educação a Distância (EAD) e é cuidadosamente estruturado para preparar os alunos para os desafios do mercado de trabalho. Com disciplinas voltadas para a atuação profissional do gerontólogo, a formação oferecida pela universidade busca estimular o interesse e a afinidade dos estudantes com a temática do envelhecimento.

“A Unit oferece um curso organizado, com disciplinas voltadas para a atuação profissional do gerontólogo, os estimulando a gostar de trabalhar com idosos, já que ele irá trabalhar diretamente com esse público. Esse profissional também vai precisar saber trabalhar em equipe, em alguns casos comandá-las e até aplicar treinamentos”, destaca.

O cuidado com os idosos requer uma abordagem integrada, envolvendo profissionais de diversas áreas, como saúde, educação, psicologia e assistência social. Por conta disso, o curso de Gerontologia EAD da Unit abrange uma variedade de disciplinas que são essenciais para a formação profissional dos estudantes. Entre elas, destacam-se:

  • Ciências da Natureza: oferece conhecimentos sobre aspectos biológicos relacionados ao envelhecimento e à saúde do idoso.
  • Introdução à Gerontologia: aborda conceitos fundamentais da área, proporcionando uma visão geral sobre o campo de atuação do gerontólogo.
  • Ciclo de Vida: explora as diferentes fases do envelhecimento, desde o processo de envelhecimento saudável até as questões relacionadas à fragilidade e dependência.
  • Fundamentação do Processo de Cuidar em Saúde: oferece bases teóricas e práticas para o cuidado adequado à saúde do idoso, abordando temas como prevenção, promoção da saúde e gestão de doenças crônicas.
  • Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos: explora as dimensões psicológicas e educacionais do envelhecimento, compreendendo aspectos como as mudanças cognitivas e emocionais na terceira idade, bem como as estratégias de educação para o envelhecimento ativo.
  • O Cuidado Gerontológico: aborda os cuidados específicos necessários ao idoso, envolvendo aspectos físicos, emocionais e sociais, incluindo práticas de atendimento, manejo de medicamentos e assistência nas atividades da vida diária.
  • Práticas de Atenção Psicossocial ao Idoso: oferece conhecimentos e habilidades para a promoção do bem-estar psicossocial dos idosos, incluindo estratégias de intervenção e apoio emocional.

Contribuição das atividades práticas

As atividades práticas, como estágios e projetos, desempenham um papel fundamental na formação dos alunos de Gerontologia. Elas proporcionam uma oportunidade única para os estudantes aplicarem os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula na prática, em ambientes reais de trabalho com idosos.

“Devemos compreender que os estágios, as atividades práticas e os projetos de extensão oferecem subsídios aos alunos para a compreensão da realidade que está por vir. Precisamos formar profissionais preparados para a resolução de problemas e permitir que haja bases fundamentadas para o desenvolvimento das experiências adquiridas em sala de aula, nos estágios e projetos, apresentando uma formação consistente”, enfatiza.

Os estágios permitem que os alunos vivenciem diferentes contextos de atuação, como instituições de longa permanência, centros de convivência e hospitais, onde têm a chance de acompanhar e participar do cuidado direto aos idosos, sob supervisão de profissionais experientes. Essa experiência prática ajuda a desenvolver habilidades de observação, tomada de decisão e trabalho em equipe, além de proporcionar uma compreensão mais aprofundada das demandas e desafios enfrentados no cotidiano da Gerontologia.

Já os projetos de extensão possibilitam que os estudantes desenvolvam ações e intervenções voltadas para a promoção do envelhecimento saudável e do bem-estar dos idosos na comunidade. “Essas atividades promovem o engajamento social e a conscientização sobre a importância da Gerontologia, ao mesmo tempo em que os alunos exercitam suas habilidades de planejamento, organização e execução de projetos”, finaliza.

Leia também: Design Educacional: a educação e as novas formas de ensinar

Compartilhe: