ESTUDE NA UNIT
MENU

“O mundo da IC foi um marco muito importante na minha vida”, diz egresso.

Reinaldo Viana é egresso do curso de Enfermagem da Unit e, atualmente, é doutorando do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente.

às 11h38
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Desde que ingressou na Universidade Tiradentes para estudar Enfermagem, Reinaldo Viana Neto tinha uma certa curiosidade no mundo da ciência. Ainda como voluntário, ele ingressou no Programa de Iniciação Científica da instituição de ensino e não parou mais. Depois, foi bolsista e, durante toda a vida acadêmica, atrelou as atividades da graduação com a pesquisa.

“O mundo da Iniciação, como costumo dizer, foi um marco muito importante na minha vida. Com a oportunidade, pude conhecer muitos professores/pesquisadores, onde aprendi, de fato, como é desenvolver pesquisa”, declara Reinaldo Viana Neto.

Durante a Iniciação Científica, Reinaldo atuou em projetos ligados à neurofisiologia. “Eu me apaixonei por essa área do conhecimento. Então, trabalhamos com várias patologias, como por exemplo, em um projeto com lesão medular onde buscava amenizar as sequelas utilizando extrato de plantas naturais”, enfatiza.  

“Acredito que a Iniciação Científica é uma janela de oportunidades para o desenvolvimento acadêmico, pessoal e profissional do aluno. Graças às experiências que obtive, pude conhecer outro país, outras cidades e outros pesquisadores. Além disso, pude crescer muito meu currículo acadêmico, fator que pode me proporcionar o adiantamento para o doutorado”, acrescenta.

Atualmente, o enfermeiro realiza o doutorado no Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente da Unit sob a orientação da professora doutora Margarete Zanardo. “A universidade foi e é minha segunda casa. A instituição de ensino foi de fundamental importância por todo apoio e suporte fornecido ao longo de todo esse tempo. Só tenho que agradecer a Unit por todas essas conquistas”, destaca.

Ao finalizar o doutorado, Reinaldo pretende seguir a carreira de docência acadêmica. “Se você tem um sonho vá atrás, mesmo que ele pareça longe. A cada dia que passa estou mais perto do meu sonho, seja na minha formação de base como enfermeiro ou na pós-graduação. Até mesmo, quem sabe, um pós-doutorado”, finaliza.

Veja também: Iniciação Científica é o start da carreira acadêmica de um estudante.

Compartilhe: