ESTUDE NA UNIT
MENU



O papel da sinergia entre ensino superior e o mercado de trabalho

Como a curricularização prepara o aluno durante a graduação atuando na busca de soluções para problemas reais da sociedade

às 14h07
Projeto de curricularização de extensão dos alunos de Gastronomia EAD da Unit Aracaju (Se)
Projeto de curricularização de extensão dos alunos de Gastronomia EAD da Unit Aracaju (Se)
Projeto de curricularização de extensão dos alunos de Direito da Unit em Aracaju (Se)
Projeto de curricularização de extensão dos alunos de Gastronomia EAD da Unit Aracaju (Se)
Compartilhe:

Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, a procura por profissionais preparados para resolver problemas de forma ágil e dinâmica se tornou urgente. Durante o ensino superior, a curricularização da extensão se faz presente, aproximando teoria e prática, auxiliando os alunos por meio do desenvolvimento de projetos.

Além disso, a partir deste ano, 10% da carga horária total de todos os cursos de graduação deve ser dedicada às atividades de extensão. Entendendo a importância dessa sinergia entre ensino superior e mercado de trabalho, a Universidade Tiradentes (Unit) já vinha aplicando a curricularização da extensão nas modalidades presencial e de Educação a Distância (EAD), antes mesmo de ser obrigatório.

Como é o caso dos alunos do terceiro período de Gastronomia EAD da Unit, Bárbara Dinah de Oliveira e Pedro Phillipe Vieira, que participaram juntamente aos seus colegas de turma, de um projeto fundamental, que se trata de saúde, segurança alimentar e manipulação dos alimentos em ambiente escolar, realizado na escola Severino Uchoa, na cidade de Aracaju (SE). 

De acordo com Pedro Phillipe, o objetivo da visita foi observar a forma como as merendeiras atuavam na preparação e armazenamento das refeições servidas na escola. Após observarem, foram feitas algumas perguntas que serviram de base para orientá-las da maneira correta.

“Foi uma experiência muito importante para a nossa formação, porque além de agregar conhecimento enquanto profissionais, esse projeto fez com que pudéssemos contribuir para que não houvesse problemas com contaminação de alimentos no local”, conta Pedro Phillipe.

Para Bárbara, o desenvolvimento desse projeto possui um papel fundamental não só para o seu grupo, como também para a sociedade como um todo. “Para meu grupo é de suma importância que seja levado a sério as boas práticas de higiene e segurança alimentar, pois trata-se da vida do próximo e com isso não se brinca. Por este motivo nossa preocupação em tratar de forma responsável”, afirma a estudante.

Outros projetos

Além dos alunos de Gastronomia EAD, alunos de Direito da modalidade presencial de inúmeros campi da Unit também contam com projetos importantes de curricularização. A aluna, Thamires Augusta da Silva, participou de um projeto cujo tema foi educação sexual na escola, momento em que foram apresentadas aos alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), palestras e dinâmicas desenvolvidas por uma sexóloga.

O desenvolvimento proveniente da tarefa aconteceu por meio de questões acadêmicas de organização de tarefas e trabalho em grupo, além de ter proporcionado uma experiência de vida ao possibilitar conhecer a escola e os estudantes para saber um pouco mais sobre da realidade social de cada um, também foi possível ter momentos de interação e acolhimento a realidade do outro.

“A educação sexual possui diversos questionamentos e o fato de ser considerado um tabu, dificulta a sua concretização na sociedade, tornando- se um problema social. Abordar assuntos como primeiro contato sexual responsável, métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência, é de extrema importância, uma vez que oriundo dessas questões estão envolvidos a saúde, as oportunidades que são deixadas de lado quando descobre-se uma gravidez inesperada, repercutindo no elevado índice de evasão escolar e entre outros aspectos”,  destacou Thamires.

Leia também: Serviço Social EAD: uma ótima aposta para 2023

Compartilhe: