ESTUDE NA UNIT
MENU

O que é conciliação de conflitos?

O Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Tiradentes (NPJ Unit) e o Poder Judiciário de Sergipe promovem curso de conciliação de conflitos

às 14h32
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

A conciliação de conflitos é o método mais fácil para a resolução de conflitos judiciais. O conciliador por ser um juiz ou uma pessoa treinada para atuar de forma a possibilitar um acordo. Por isso, o Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Tiradentes (NPJ Unit) e o Poder Judiciário de Sergipe promovem, por meio de convênio, uma capacitação para que estudantes do curso de Direito atuem na conciliação de conflitos.  

Para a chefe de Divisão Operacional do  Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Carla Maria Franco, o convênio permite que a realização de sessões pré processuais sejam realizadas por estagiários que já concluíram o curso de conciliador. 

“É uma oportunidade para que a classe universitária possa entender um conflito de uma maneira diferenciada. Não só buscando a resolução através de um litígio, mas buscando sempre a comunicação. Então, é uma vantagem para o judiciário porque a gente tá implantando uma política pública de conciliação e mediação e os alunos têm essa oportunidade de sair da Universidade com uma outra visão”, afirma.

O estudante do curso de Direito, Luan Guimarães, explica que a mediação é o caminho mais fácil para a resolução de conflitos. “Essa prática é uma inovação nos nossos direitos e deve ser mais explorada. Esse convênio que a Unit tem com o Tribunal de Justiça é bastante proveitoso não só para nós estudantes, mas para a sociedade em geral. Nós conseguimos celebrar diversos acordos sem estar sobrecarregando o judiciário com processos que podem ser resolvidos em uma conversa mediada”, ressalta.

“Em 2017, fiz parte desse convênio como aluna. Foi uma experiência bem enriquecedora. Enquanto advogada não tinha esse acesso a informação ou essa formação voltada para a resolução alternativa de conflitos. E o curso me deu uma outra perspectiva de como aplicar o Direito e buscar a satisfação das partes”, destaca a professora do Núcleo de Práticas Jurídicas, Fernanda Oliveira Santos.

O coordenador do NPJ, Jéffson Menezes, explica em breve será aberto novo processo seletivo para alunos interessados em realizar o curso de conciliador judicial ofertado pelo Nupemec do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE).

“Os alunos do curso de Direito que estejam cursando a partir do 7º período, podem realizar o estágio supervisionado na modalidade de plantão jurídico, para isso, basta solicitar o cadastro no Bonsae para agendamento do plantão de acordo com a oferta do NPJ e sua disponibilidade de horários”, destaca. 

O curso de Direito também mantém convênio de estágio curricular com a Justiça Federal em Sergipe (JFSE).  A previsão é que o próximo edital deve ser lançado em meados de junho a agosto, quando da formação da turma de estagiários em atuação desde 2022.2, e na Advocacia Geral da União, cujo edital é lançado semestralmente, sempre no início das aulas. Todos os editais são divulgados no site do NPJ em: https://portal.unit.br/npj/editais/  

O aluno interessado pode realizar o cadastro no link

Vaga de Estágio 

O coordenador destaca que existe uma vaga de estágio remunerado para o NPJ Aracaju. Para concorrer à vaga o(a) aluno(a) interessado deve estar cursando a partir do 5º período, possuir média geral ponderada igual ou superior a 7,0 (sete). O aluno deverá cumprir a carga horária de 20 horas semanais de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h. 

Os documentos deverão ser encaminhados para o e-mail: jeffson_menezes@unit.br com cópia do horário e histórico que podem ser obtidos no Magister em PDF. 

 

Leia mais: NPJs registram mais de 4 mil atendimentos em 2022

Compartilhe: