ESTUDE NA UNIT
MENU

O que é remédio e o que é medicamento ?


às 17h54
Compartilhe:

 

Encenação explica a diferença entre remédio e medicamento

Encenação explica a diferença entre remédio e medicamento

A diferença muitas vezes está sob o nosso olhar, porém, a depender da situação, ficamos em dúvida sobre o que seja um ou outro.

 

A senhoras que integram o Programa de Assistência Integral à Melhor Idade da Unit – Paimi participaram na tarde dessa terça-feira, 16, de uma atividade elaborada pela professora Priscila Sena Rios preceptora do curso de Farmácia, da disciplina Estágio Farmacêutico II que, acompanhada de alunos concludentes, tiveram a oportunidade de prestar esclarecimentos sobre o uso adequado de medicamentos. O tema foi sugerido pelas senhoras do grupo que revelaram possuir dúvidas sobre como definir entre medicamentos genéricos e medicamentos de referência, os chamados éticos.

 

“Vimos trabalhando com essas senhoras já há algum tempo no acompanhamento fármaco terapêuticos e na educação em saúde”, salienta a professora Priscila reforçando que o tema decorreu de uma sugestão apresentada durante uma das últimas atividades regulares com o grupo.

 

Na oportunidade os alunos prestaram esclarecimentos sobre o diferencial existente entre remédio e medicamento, enfatizando que todo o medicamento é remédio, mas, nem todo remédio é medicamento.

 

Ficou claro que o medicamento ético, ou de referência é um medicamento inovador. Ele passa por todos os testes e por pesquisas até adquirir uma patente. “Somente com a quebra dessa patente é que se podem produzir outros medicamentos como os genéricos (são medicamentos que passam por todos os testes de biodisponibilidade e bioequivalência) que são intercambiáveis com os medicamentos de referência. Há, ainda, o medicamento similar que possui outra marca, mas que possui equivalência farmacêutica da mesma forma que o genérico”, explica a professora Priscila. Por sua vez, o medicamento manipulado é aquele em que a prescrição é feita diretamente para o paciente, diferente do medicamento industrializado que é produzido em larga escala.

 

Grupo mobilizado aprende  os ensinamentos

Grupo mobilizado aprende os ensinamentos

Trocando em miúdos, uma atividade física, uma caminhada, uma alimentação saudável, um chá ou mesmo uma boa noite de sono podem ser considerados como remédios. Os medicamentos, por sua vez, são produtos industrializados ou manipulados que possuem princípio ativo.

 

A dinâmica explanação do tema aconteceu na sala sei do bloco C, onde funciona a sede do Paimi, atraiu a atenção das mais de 50 membros do Programa, para satisfação da professora Zulnara Mota, coordenadora do grupo desde sua fundação, há 16 anos. Segundo ela conscientização das senhoras para assuntos dessa natureza é perceptível. “É um trabalho que desenvolvemos passo a passo, mas a cada dia percebemos tanto uma melhora física, como uma maior aceitação por aquilo que é discutido num momento como esse”, afirma Zulnara lembrando que muitas vezes somos induzidos a pensar que pelo fato de termos experiências já sabemos lidar com certas situações. “Isso é um engano porque quando ouvimos um profissional da área é que percebemos que muitos erros são cometidos em razão de atitudes primárias. Portanto, esses esclarecimentos são muito importantes”, conclui.

 

A aluna Pâmela Lopes da Silva, do nono período de Farmácia considera a ação realizada para os membros do Paimi muito importante não apenas pelo interesse demonstrado, como pela oportunidade que lhe é dada de aprimorar seus conhecimentos colocando em prática ações experimentadas em sala de aula. “Percebemos que essa relação é importante na medida em que, junto com elas, também aprendemos bastante”, finaliza a aluna Pâmela.

 

Compartilhe: