ESTUDE NA UNIT
MENU

Obra retrata a trajetória do magistrado Dr. Osório de Araújo Ramos

O lançamento do livro, no Memorial de Sergipe, se dá em homenagem aos 105 anos que o sergipano completaria.

às 20h13
Foto: Cleverton Ribeiro
Foto: Cleverton Ribeiro
Foto: Cleverton Ribeiro
Foto: Asscom Unit
Foto: Asscom Unit
Foto: Asscom Unit
Foto: Asscom Unit
Foto: Asscom Unit
Foto: Asscom Unit
Foto: Asscom Unit
Foto: Asscom Unit
Compartilhe:

Na noite desta terça-feira, 27, os filhos de Dr. Osório de Araújo Ramos, que teve uma carreira brilhante enquanto juiz de Direito atuante em Sergipe, lançaram o livro “Direito como Ofício, vida como causa: Dr. Osório de Araújo Ramos”. De autoria de Sayonara Viana e Claudefranklin Monteiro, a obra é uma homenagem aos 105 anos de nascimento do magistrado e a cerimônia aconteceu no Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa de Mendonça – mantido pela Universidade Tiradentes e Instituto de Tecnologia e Pesquisa.

O primogênito Osório de Araújo Ramos Filho acredita que a trajetória de seu pai contribui para a história do Direito no Estado de Sergipe. “Ele trabalhou muito pela redemocratização do país, juntamente com seus companheiros da OAB de Sergipe e OAB nacional. É um homem que tem uma história, foi um professor, juiz de Direito, contador-geral do Estado de Sergipe, foi secretário de Finanças do município de Aracaju. Naquela época, suas sentenças eram manuscritas ou datilografadas, recheadas de muita cultura jurídica, de muita sabedoria, de muita humanidade, razão pela qual o Dr. Osorio se tornou, assim, uma pessoa de grande expressão da cultura jurídica desse Sergipe”, aponta. 

“Nós trabalhamos com ele e aprendemos muito, porque ele deixou ensinamentos de uma cultura jurídica forte. Aprendi muito com ele, e tive alegria de seguir os seus passos. Ele foi um ícone para mim, foi meu professor, meu instrutor, meu orientador, enfim, tudo que eu precisava para seguir também a carreira jurídica; e cheguei a desembargador, mas foi graças a tudo aquilo que eu aprendi com ele”, conclui Dr. Osório Filho. 

A obra foi escrita pela professora, museóloga e diretora do Memorial de Sergipe, Sayonara Viana, e pelo professor Cláudio Franklin Monteiro. “Debruçamo-nos sobre a vida, a trajetória da vida de Dr. Osório de Araújo Ramos. A documentação que nós tínhamos foi fornecida pela família dele; já a iconografia, tivemos acesso nos documentos do Arquivo Público do Estado, além de depoimentos de pessoas que conviveram com ele na área das ciências sociais e do Direito. Dr. Osório foi muito importante também para a instalação do curso de Direito da Universidade de Tiradentes, há mais de 40 anos, contribuindo com as ideias, com a forma da instalação do curso”, detalha Sayonara Viana, concluindo que: “o importante da obra não é nem só a sua publicação, é a concepção do projeto como um todo”.

Para o reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Jouberto Uchôa de Mendonça, o homenageado é um orgulho para Sergipe. “Dr. Osório de Araújo Ramos sempre acreditou na força da Educação para o desenvolvimento de uma sociedade. Ele, que foi um homem à frente de seu tempo, com uma trajetória de vida repleta de realizações e exemplos, teve a Unit como parte de sua irretocável trajetória. O que é motivo de muita alegria para mim e toda minha família. Tê-lo como parte da história da Unit é um verdadeiro presente. Se hoje tivéssemos a sorte de ainda tê-lo conosco, completaria 105 anos de muita humildade, sabedoria, integridade e de profundo conhecimento jurídico. Ainda tive grande alegria de ter desfrutado de sua amizade, que hoje estendo à sua família, em especial seu filho, a quem tenho profunda estima e admiração”, conta o reitor, professor Uchôa.

O advogado Osny Reis de Araújo Ramos, filho do homenageado, reforça a importância da obra para a história jurídica sergipana. “E, claro, para toda a nossa família, especialmente para os filhos, esse livro é muito especial, porque retrata a trajetória de meu pai dentro da área jurídica de Sergipe, contribuindo para que os mais novos tenham conhecimento de toda sua contribuição. A história dele foi colocada de forma muito fiel pelos belíssimos escritores, então, nos envaidece que a história deles seja contada agora e fique Ad aeternum”, relata. 

A filha do magistrado homenageado na obra, Ádria de Araújo Ramos Lavres, conta emocionada: “ele foi um homem admirável em todos os sentidos, sempre com uma coragem, uma honradez e uma humildade extraordinária”.

Dr. Osório de Araújo Ramos

Dr. Osório Ramos foi advogado e magistrado, diretor do Tesouro do Estado de Sergipe, um dos fundadores e primeiro presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASE), além de já ter sido presidente da OAB/SE e Secretário de Finanças do Município de Aracaju, na administração do prefeito Aloísio Campos.

E ainda contribuiu para a instalação do curso de Direito da então Faculdades Integradas Tiradentes, há mais de 42 anos.

Leia mais: Memorial de Sergipe recebe documentos de um herói de guerra sergipano

Compartilhe: