Com informações Asscom L Aribé
Entre os dias 22 e 24 de março, no Campus Farolândia da Universidade Tiradentes, acontece a primeira oficina gratuita da Galera do Click na capital sergipana. A iniciativa é promovida pela Unit, Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência (Iluminar) e Programa Aracaju Acessível.
Criado em São Paulo pela fotógrafa profissional Sandra Reis, o projeto capacita pessoas com síndrome de down para o mercado da fotografia, promove o convívio de jovens com deficiência intelectual e a quebra do preconceito. As inscrições para participar da oficina, como profissional ou aluno, podem ser feitas no site https://goo.gl/rn2am7. As vagas são limitadas.
A oficina é alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março. “Com muito alto-astral, estimulamos a inclusão social, a autonomia e o desenvolvimento de talentos por meio de oficinas lúdicas e criativas de fotografia e do incentivo à prática de atividades esportivas”, explica Sandra, que é mãe de Felippe, jovem com síndrome de down e um dos facilitadores do curso.
Metodologia
Nas aulas de fotografia, com auxílio de equipamentos diversos, são transmitidas noções do universo audiovisual como diferentes tipos de luz, composição, enquadramento e direção. A criatividade é estimulada, assim como a percepção sobre o outro e sobre si mesmo e os diferentes tipos de olhar de cada um sobre o mesmo foco.
Segundo a presidente do Instituto Iluminar, Ana de Fátima Alves, a oficina é o primeiro passo para a implantação do projeto Galera do Click em Aracaju. “Por isso contamos com a participação de fotógrafos profissionais que desejem trabalhar voluntariamente nesta importante iniciativa de inclusão social”, afirma.
Programação
A oficina de fotografia envolve três momentos distintos. Na abertura, 22 de março, a partir das 19 horas, Sandra Reis fará uma palestra no Auditório Padre Melo da Unit, sobre o Galera do Click, com depoimentos de alunos.
No dia 23, das 8h às 12h, haverá um treinamento para os fotógrafos que decidirem abraçar o projeto em Aracaju, com a participação de psicólogos, psicopedagogos e outros profissionais especialistas em deficiência intelectual, para promover debates sobre autonomia, superação, maturidade e responsabilidades dos jovens com síndrome de down. Este treinamento acontecerá na Sala 4 do Complexo de Comunicação Social da universidade.
No dia 24, a oficina de fotografia para pessoas com deficiência acontecerá pela manhã, no Complexo de Comunicação Social da Unit, e à tarde no Parque dos Cajueiros, onde profissionais orientarão os jovens com síndrome de down a fotografar ao ar livre.