ESTUDE NA UNIT
MENU

Os concursos públicos que poderão ser abertos em 2023

Receita Federal, Anvisa e Polícia Federal estão entre os órgãos públicos que podem abrir concursos públicos em 2023

às 11h36
Vista da Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF): repartições públicas federais estão entre os concursos públicos previstos para abertura em 2023 (Marcello Casal Júnior/Agência Brasil)
Vista da Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF): repartições públicas federais estão entre os concursos públicos previstos para abertura em 2023 (Marcello Casal Júnior/Agência Brasil)
Compartilhe:

Entre os concursos públicos que poderão ser abertos em 2023 estão vários que eram bastante aguardados por concurseiros de todo o país, a exemplo dos pedidos pela Receita Federal, pela Polícia Federal, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e para diversas carreiras na Fundação Nacional do Índio (Funai). Os certames do Legislativo e do Judiciário, bem como o da Câmara dos Deputados e o unificado do Tribunal Superior Eleitoral também geram grande expectativa, em razão dos salários que podem chegar a R$ 31 mil.

De acordo com a professora Mariana Falcão Bastos Costa, docente do curso de Direito do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), olhar os editais com atenção é o primeiro passo para identificar as exigências e realizar o planejamento de estudo para os concursos em questão. 

“É no edital que o candidato irá identificar os assuntos exigidos no certame que está interessado em participar. Além disso, esse material traz informações sobre a quantidade de questões por tema e isso ajuda a dar uma ideia sobre quais matérias devem ser priorizadas nos estudos”, destaca Mariana. 

Confira alguns concursos públicos que poderão ser abertos em 2023:

Polícia Federal (Administrativo)
A Polícia Federal renovou em maio desse ano, o pedido de autorização para abertura de novo concurso público para o quadro administrativo da Polícia Federal. O órgão solicitou ao Ministério da Economia o provimento de 667 vagas, sendo 494 vagas de nível médio para Agente Administrativo e outras 173 vagas de nível superior.

Receita Federal
O novo edital terá 699 vagas e foi autorizado pelo Ministério da Economia em 13 de junho. Serão 230 vagas para a função de Auditor Fiscal e outras 469 para Analista Tributário.

IBGE 2023
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) solicitou ao Ministério da Economia a abertura de um novo concurso para 2.503 vagas. Depois das abrir diversas contratações temporárias para realização do Censo Demográfico em 2022, agora o órgão busca reestruturar o quadro de efetivos.

Defensoria Pública da União
Com novo plano de cargos aprovado no Congresso Nacional, serão mais de 800 vagas abertas em carreiras de nível médio e superior. 

Anvisa 2023
O concurso da Anvisa é um dos mais aguardados. A expectativa foi reforçada ainda pela abertura de novos concursos do Ibama e ICMBio na reta final do ano passado. Foi solicitado pela direção do órgão a criação de 107 vagas.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: