Foi realizado nesta quinta-feira, 9, no Bloco G do Campus Farolândia, um evento de divulgação do 2º Desafio Liga Jovem, uma competição nacional que envolve equipes formadas por estudantes e dedicadas ao empreendedorismo e à resolução de problemas reais com o uso da tecnologia e da criatividade. Promovido nacionalmente pela consultoria Ideias de Futuro e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ele contará pela primeira vez com a participação de equipes formadas por alunos de faculdades e universidades.
O objetivo do encontro foi incentivar estudantes e professores da Unit a formarem equipes e formularem projetos para competir no desafio, independente de qual seja a área de conhecimento. Cada equipe pode ser formada por até cinco alunos, além de ter um professor como orientador. As inscrições estão abertas até o dia 7 de junho e podem ser feitas gratuitamente, através do site oficial do evento. Após isso, cada projeto será avaliado por uma banca de jurados e os melhores passarão pelas etapas estadual (em agosto), regional (setembro e outubro) e nacional (dezembro).
A gestora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae, Rosana Soares Leite, explica que o Liga Jovem é uma gamificação na qual os alunos irão criar um projeto para resolver um problema da sua comunidade ou instituição de ensino, através de várias capacitações e orientações feitas pelo Sebrae ao longo das etapas.
“Além da qualificação profissional desses alunos, que receberão certificados, monitoria e muitas capacitações, muitas oficinas ao longo das etapas, eles também podem errar sem nenhuma perda, simulando a gestão de um projeto. Na universidade, os alunos estão a um passo do mercado de trabalho. E nada como ter uma competição em que você possa trazer todas as iniciativas, as criações que você gostaria de fazer, montar as ideias que vocês têm para resolver uma necessidade local”, diz Rosana.
Para o professor Antonio Minoru, gerente de Qualidade da Pró-Reitoria de Graduação, a adesão da Unit se encaixa ao propósito já consolidado e amplamente seguido em todos os cursos da instituição. “A universidade foi um campo de fomento ao empreendedorismo. A gente está formando profissionais para o futuro e esses profissionais, além de empreender na sua profissão, precisam empreender a si mesmos. Trazer o desafio faz parte da nossa cultura empreendedora da instituição. De colocar os nossos estudantes em desafios que vão trazer realidades pra que eles possam, a partir de uma equipe, criar soluções que tenham um impacto social e, inclusive, tem até mesmo um impacto econômico para resolver alguma dor da sociedade, algum problema que seja passível de solução”, destaca Minoru.
Até a manhã de quinta-feira, cerca de oito equipes com 39 alunos já tinham se inscrito no desafio Liga Jovem. A ideia é de que apenas a Unit consiga inscrever entre 25 e 50 equipes na competição. Já o estado de Sergipe como um todo deve ter entre 500 e 1 mil times, incluindo os formados por alunos dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico e Superior. Em 2023, na primeira edição do evento, Sergipe teve 20 equipes classificadas para a semifinal nacional do desafio. Destas, duas passaram para a final, incluindo a que foi coordenada pelo professor Mário Eugênio de Lima, do curso de Publicidade e Propaganda.
“Um desafio como esse é uma oportunidade para que os estudantes possam experimentar situações reais do ambiente de trabalho, onde eles futuramente vão se aplicar, e também de negócios, para que eles possam experimentar e ao mesmo tempo conhecer sem ter custos aquilo que eles vão fazer quando se formarem, forem profissionais e terem oportunidades. Além de aprenderem, eles ainda têm benefícios de conhecimento”, destaca o professor José Walter Santos Filho, do curso de Administração da Unit, que também cita as premiações oferecidas às equipes vencedoras: tablets, celulares e smartwatches de última geração, vouchers em dinheiro, viagem nacional para a cidade-sede da final e uma viagem internacional com as despesas pagas.
Alunos motivados
O evento de divulgação do Desafio Liga Jovem foi uma palestra explicativa sobre a competição e suas regras, além da exibição de um vídeo sobre a participação de Sergipe na edição 2023. Entre os alunos, a motivação já era grande, a ponto de muitos já discutirem ideias de projetos e fazerem suas inscrições no próprio auditório, através de um QR-Code que foi divulgado.
O estudante Luan Christian dos Santos, do sexto período de Design Gráfico, com seus quatro colegas de turma, vai participar pela primeira vez do Liga Jovem, que ele compara a um hackathon, maratona de programação que reúne o público de Tecnologia da Informação. “Foi uma curiosidade saber como é participar. A gente vai ver como funciona o desafio e ter uma primeira experiência pra futuramente participar novamente e, se possível, ganhar”, diz ele, que já traça algumas possibilidades de atuação. “A gente pode trabalhar com a questão socioambiental, com ergonomia, com desenvolvimentos de métodos do design dentro do projeto. É trazer a empatia, o design gráfico, pensando em solucionar ao máximo o problema”, afirma.
Já o aluno Rodrigo Pazinatto, do quinto período de Educação Física, conta que foi convidado pela coordenação do curso para formar uma equipe e participar do desafio. “É uma área legal de você trazer inovação e soluções tecnológicas que você possa levar para a sociedade”, opina, admitindo no entanto que ainda não tinha uma ideia clara sobre qual projeto desenvolver. “A gente conversou com as pessoas que também têm interesse em participar. As orientações que o professor passou já são básicas. Essa palestra que vai estar aprofundando e dando esses insights para a gente poder pegar, captar uma ideia ou alguma coisa que a gente possa começar a iniciar um projeto”, conclui.
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