Colaboradores da Universidade Tiradentes (Unit) e das unidades ligadas ao Grupo Tiradentes em Sergipe participaram nesta quarta-feira, 31, de uma palestra alusiva ao encerramento da campanha Janeiro Branco, dedicada à promoção dos cuidados com a saúde mental. A ação, promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) e pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), teve como convidada a psicoterapeuta Virna Rodrigues Góes, especialista em terapia cognitiva comportamental e integrante da Neurometa, plataforma online de serviços de psicologia e saúde mental.
O encontro reuniu funcionários de vários setores da empresa, que além de ouvir as explicações da palestrante, participaram de dinâmicas com exercícios de integração e relaxamento. “Essa iniciativa quer levar o colaborador a ter uma vida mais saudável, diante de tantos problemas. É uma forma de consciência para todos, com sua saúde, de buscar trabalhar em um ambiente saudável. Cada pessoa também é responsável pelo seu ambiente de trabalho. Como resolver problemas, como sair, como viver melhor. Eu acho que essa palestra vai motivar muito os colaboradores para que eles tenham uma produtividade melhor e mais qualidade de vida”, afirma Betânia Ataíde de Andrade, integrante da CIPAA e assistente administrativa da Compese.
Virna destacou que o Janeiro Branco foi instituído em razão de uma maior intensidade de questões relacionadas ao estresse, à ansiedade e à depressão, entre outros problemas. “Essa preocupação é urgente. A gente precisa cuidar, porque quando a gente cuida da nossa mente, todo o restante vai bem. O nosso corpo, o nosso espírito, a nossa saúde como um todo vai bem. Cuidar da mente é algo que a gente precisa fazer todos os dias de forma pontual”, disse ela, acrescentando que, atualmente, um em cada três brasileiros apresenta algum problema relacionado à saúde mental. “E isso afeta diretamente o trabalho. Questões com a família, de grosseria, de falta de paciência, às vezes são geradas por conta dos problemas psicológicos que afetam se você não cuidar da sua mente”, alerta.
A psicoterapeuta disse ainda que sua conversa com os colaboradores não se prendeu à teoria sobre o assunto, buscando mostrar técnicas práticas de controle. “Nós trouxemos técnicas terapêuticas que ajudam a pessoa a se acalmar, a controlar a ansiedade, a controlar o estresse de forma prática e no dia a dia, que você pode fazer mesmo estando rodeado de pessoas, você pode tomar suas próprias providências mentais para neutralizar os picos de ansiedade e estresse”, descreve Virna.
Este também é o ponto de vista da Unit e do Grupo Tiradentes, que firmaram uma parceria com a Neurometa para facilitar o acesso dos colaboradores a serviços de psicologia, psicoterapia e saúde mental, com descontos e a preços acessíveis. “A importância dessa parceria é a gente dar o acesso aos nossos funcionários para conseguirem cuidar da saúde mental. Porque hoje, se você vai em qualquer psicólogo, o valor é três ou quatro vezes maior do que esse que a gente tem com a nossa parceria aqui. Tem muitas pessoas que não têm acesso fácil a um psicólogo, e às vezes chegam até numa situação mais complexa por falta de acesso, por não ter esse cuidado antes”, ressalta a diretora de Recursos Humanos da Unit, Alessandra de Faria.
Leia mais:
Janeiro Branco: Unit oferece atendimento psicológico gratuito para pessoas em crise
CIPAA promove palestra sobre saúde masculina com colaboradores