Nos dias atuais, as pessoas já não vivem sem o intermédio da tecnologia, ainda mais quando o assunto é educação. Quanto mais conectados com o mundo, estudantes universitários podem acessar conteúdos relevantes, mergulhar em um universo de conhecimentos múltiplos além de traçar metas cada vez mais ajustadas com o que o mercado de trabalho exige.
É também por meio da inovação que a produção do conhecimento e mão de obra com elevado nível são estabelecidas. Ciente disso, a Universidade Tiradentes (Unit) segue com seu papel fundamental na lapidação de futuros profissionais completos, oferecendo qualidade de ensino e uma estrutura de ponta. A mais recente é a modernização de seu parque tecnológico, que ganhou o investimento de R$ 4 milhões. Mil novos computadores foram adquiridos com previsão de atualizar todo o parque tecnológico até 2024.
“Todos os computadores utilizados nos campi da Unit serão trocados por equipamentos modernos e mais ágeis, pois entendemos a importância que possuem na construção do conhecimento. Este é um investimento que fazemos com muita consciência no propósito de inspirar pessoas a ampliar horizontes”, comenta o vice-reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa Junior.
Parque tecnológico é um empreendimento com o objetivo de promover pesquisa e inovação, estimulando a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas.
De acordo com o diretor de Tecnologia da Unit, professor Fábio Santos, a prioridade de atualização do maquinário é onde o aluno tem atividade acadêmica e onde ele é atendido, como o DAAF, sala das coordenações e até mesmo auditórios. “Hoje, temos em torno de 2.500 computadores. Destes, já atualizamos 600, sendo cerca de 500 máquinas só em laboratórios que nossos estudantes utilizam em seu dia a dia acadêmico. A previsão é de trocarmos mais 400 ainda neste semestre nos ambientes em que os colaboradores da Unit atuam em prol do alunado”, explica.
Com cinco anos de garantia, os novos equipamentos que passam a compor os laboratórios dos campi da Universidade Tiradentes são da marca DELL, com processador i7, 16 gigas de memória e SSD de 256 gigas. “São máquinas muito melhores do que as que temos hoje, pois além de mais velozes, são modernas, ocupam menos espaço e são mais eficientes para o dia a dia de estudantes e colaboradores”, finaliza Fábio Santos.
Leia mais: Unit recebe Certificado Verde TI da Furukawa