A constante atualização e troca de conhecimentos são essenciais para o desenvolvimento acadêmico e profissional. Uma maneira eficaz de se manter atualizado e trocar conhecimento é através de intercâmbios e participação em programas internacionais. Essas oportunidades são valiosas tanto para docentes quanto para instituições de ensino.
Um exemplo disso é a professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) da Universidade Tiradentes (Unit), Alana Vasconcelos, que recentemente retornou de sua participação no UPAEP Global Summer, no México. Ela trouxe na bagagem uma série de experiências e aprendizados que beneficiarão diretamente seus alunos e colegas de trabalho.
O UPAEP Global Summer é um programa de férias que convida docentes de diversas partes do mundo a lecionarem na Universidade Popular Autônoma do Estado de Puebla (UPAEP) durante quatro semanas. “Passar em uma seleção para um programa internacional é uma conquista significativa e traz diversos benefícios tanto para o docente quanto para a instituição. Isso confere prestígio e reconhecimento, além de enriquecer o ambiente acadêmico através de colaborações e redes de contato”, afirma Alana.
Durante sua estadia em Puebla, Alana ministrou aulas e webinars para alunos de graduação e pós-graduação, além da comunidade externa. “Realizei 34 atividades, abordando temas como educação e tecnologia, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cultura para a paz, mediação de conflitos e pedagogia de projetos”, relata a professora. Segundo ela, essas atividades foram muito bem recebidas e proporcionaram momentos importantes de colaboração e troca cultural entre Brasil e México.
Expectativas e conteúdos abordados
As expectativas de Alana foram amplamente superadas. “A experiência foi muito rica, expandi meus conhecimentos técnicos e científicos, e imergi na cultura mexicana e de outros países, graças à conexão com professores de diversas partes do mundo que também participaram do programa”, destaca.
Um dos aspectos que mais a surpreendeu foi a educação e o respeito dos alunos e colaboradores, além da riqueza cultural mexicana. “Particularmente tudo é diferente. A comida talvez seja algo que tenha me chamado mais atenção. Porém, ampliando as características da cidade, a riqueza das igrejas, das pirâmides e histórias que conhecemos que são extraordinariamente encantadoras e fascinantes. Já queremos voltar pois é muita coisa para conhecer”, conta Alana.
Os conteúdos abordados no programa estão alinhados com as tendências atuais no segmento educacional, focando em temas emergentes e necessários para a sustentabilidade educacional e do planeta. “A participação no UPAEP Global Summer nos ofereceu a oportunidade de nos envolvermos com diferentes culturas educacionais, métodos de ensino e perspectivas acadêmicas. Isso nos proporcionou um desenvolvimento profissional significativo, expondo-nos a novas ideias e práticas que podemos integrar em nossas próprias salas de aula”, explica Alana.
A professora Alana pretende incorporar várias dessas boas práticas em suas atividades na Unit, alinhando-as com a gestão acadêmica. A Unit, por sua vez, apoia e incentiva a participação de seus professores em programas internacionais, acompanhando toda a logística do processo através do setor de internacionalização. “A internacionalização nos ajuda a desenvolver uma compreensão mais profunda das questões globais e nos torna educadoras mais inclusivas e adaptáveis. Aprendemos a navegar e a respeitar a diversidade cultural, o que é essencial em um ambiente educacional cada vez mais globalizado”, elenca.
Leia também: Doutoranda da Unit recebe bolsa da CAPES para doutorado sanduíche na Espanha