ESTUDE NA UNIT
MENU

Paulo Freire 100 anos: historiador fala sobre contribuições do filósofo

Centenário é comemorado em setembro com evento da Alese e participação de professor da Unit

às 18h21
Compartilhe:

No mês de setembro, comemora-se o centenário de nascimento do educador e filósofo Paulo Freire. Considerado um dos pensadores mais importantes para a pedagogia mundial, ele contribuiu para o desenvolvimento de projetos educacionais e construção crítica dos métodos de ensino.

O professor do curso de História da Universidade Tiradentes (Unit), Rony Rei do Nascimento Silva, doutor em Educação pela Unesp, comenta sobre as contribuições de Paulo Freire. “Ele foi um intelectual que desde cedo se destacou como propositor articulado, engajado em vários projetos, rapidamente tornando-se uma referência para aqueles com os quais trabalhava. Suas propostas desafiavam e problematizavam o próprio sentido da educação”, disse.

As ideias do filósofo sobre educação foram consideradas inovadoras. “Sua filosofia baseia-se no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo. Nesse sentido, ele criticava os métodos de ensino em que o professor era tido como o detentor de todo o conhecimento e o aluno, apenas um ‘depositório’ — o que ele chamava de ‘educação bancária’”, explica o professor Rony.

Segundo ele, as contribuições de Paulo Freire proporcionaram mudanças na pedagogia da época e são aplicadas até hoje. “Para ele, a educação transformadora e emancipatória é aquela em que as escolas, país, docentes, autoridades públicas, profissionais, gestores e a sociedade em geral primam pela construção de um olhar crítico e emancipatório de crianças e adultos, por isso tornou-se uma referência para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, complementa.

Sobre a data

O ano de 2021 foi instituído pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) como o Ano Cultural Educador Paulo Freire. O Projeto de Lei nº 8.779/20, de autoria do deputado estadual Iran Barbosa. Por isso, neste mês de setembro, acontecerá uma série de conferências e mesas-redondas sobre a vida e obra de Paulo Freire.

No dia 30 de setembro, às 18h, o professor de pós-graduação em Educação da Unit, doutor Ronaldo Linhares, participará da mesa-redonda Educação, Comunicação e Práticas.

Confira a programação completa no site da Alese

 

Leia também: Ponte do Imperador D Pedro II é marco arquitetônico da paisagem aracajuana

Centro Histórico de Aracaju: tradição e diversidade

Compartilhe: