ESTUDE NA UNIT
MENU

Pedagogia Unit: duas décadas dedicadas ao protagonismo e à transformação

A cidade de Estância foi a pioneira a ofertar o curso de Pedagogia no interior de Sergipe. Unit completa 20 anos de dedicação

às 22h08
Compartilhe:

Falar em Pedagogia é lembrar do patrono da educação brasileira, o educador e filósofo Paulo Freire, autor da obra “Pedagogia do Oprimido”. Conhecido pelo método de alfabetização de adultos, Freire desenvolveu um pensamento pedagógico que defende que o objetivo maior da educação é conscientizar o estudante. É por meio da conscientização educacional, protagonismo e transformação que o curso de Pedagogia da Universidade Tiradentes – Unit – completa duas décadas de existência. 

Mas quem imaginaria que o curso de Pedagogia da Unit teria iniciado na cidade de Estância? Durante o final dos anos de 1990, a região centro sul sergipana foi pioneira na implantação do curso. “A entrada do curso em Sergipe foi um marco! Com o anúncio da expansão para o interior, especialmente cidades mais desenvolvidas, houve muita disputa entre prefeitos e reitores da época, que foram articulando para analisar a expansão. A aula inaugural foi uma festa, pois tínhamos alunos da região centro sul sergipana e da Bahia”, relembra a professora doutora Maryluze Siqueira.

A novidade acabou mudando a rotina dos moradores do interior de Sergipe, segundo a diretora do campus da Unit Estância, professora Adriana Rocha. “O curso teve início em um colégio da cidade de Estância, eu já casada com dois filhos, nunca imaginei em estudar, fazer uma graduação; porque para quem mora no interior, fazer uma faculdade é um desgaste grande, e quando a Unit veio para cá, foi para marcar a realidade dos professores da época.”, explica.

A egressa da primeira turma de pedagogia, professora doutora Michelline Roberta Nascimento, relata as experiências vivenciadas enquanto acadêmica, e os diferenciais da graduação que continua oferecendo qualidade de ensino. “Diferente de quem implantou em Estância, eu vivi o lado oposto, enquanto aluna, de um curso que nasceu no centro de Aracaju, numa época sem tecnologias e aplicativos, com inúmeras dificuldades, e como a Unit já tinha projeto de longo prazo de ser uma instituição de ponta, formando alunos qualificados, com diferenciais de currículo, o curso completa 20 anos hoje”, comemora.

A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Helena Tavares de Sousa compartilha a felicidade em fazer parte do time há quatro anos. Para ela, a educação transforma. “A educação faz a diferença! As pessoas de sucesso e as pessoas brilhantes que se destacam são aquelas que vivem muito tempo sozinhas com os livros, sozinhas com seus estudos, a gente só levanta para ensinar, quando temos a humildade de sentar para aprender. Então saiba que você está escolhendo uma profissão e que tem que sentar todos os dias para aprender, e alguém sempre tem alguma coisa para te ensinar, por mais que a gente estude, por mais que a gente leia, a gente sempre tem alguma coisa para aprender”, conclui.

Para acompanhar a live na íntegra:

 

Por Andreeyvyd Almeida e Raquel Passos

 

Leia mais:

Qualidade de ensino da Unit chega a importante evento da Índia

Compartilhe: