ESTUDE NA UNIT
MENU

Qualidade de ensino da Unit chega a importante evento da Índia

O TCC do egresso do curso de Ciência da Computação, Werliney Carlixto, ganhou versão na língua inglesa e fez parte do ICCCT, na Índia.

às 23h04
Apresentação aconteceu de forma virtual, via Webex
Compartilhe:

Por Raquel Passos

“Acabei de ir na Índia apresentar e voltei para Sergipe”, disse, entusiasmado, o professor dos cursos de Computação da Universidade Tiradentes, Fábio Gomes Rocha, no último sábado, 27, às 10h30. É que alguns minutos antes, o docente apresentava os resultados do estudo que o egresso do curso de Ciência da Computação, Werliney Carlixto realizou, durante a terceira edição do International Conference on Communication and Computational Technologies – ICCCT, importante evento da área. 

Intitulado ‘Adoção da arquitetura de microsserviços no processamento e extração de texto de imagens’, o artigo foi fruto do Trabalho de Conclusão de Curso do semestre passado.

“Originalmente, esse trabalho foi fruto do TCC do aluno Werliney como resultado do projeto Digital SE que realizamos no Corpo de Bombeiros de Sergipe. Para o evento, traduzimos o material para iinglês e foi aprovado no importante evento internacional da nossa área”, explicou o professor Fábio Gomes.

Segundo ele, o objetivo com o trabalho foi analisar se a distribuição dos processos de pré-processamento e de extração de dados de documentos em microsserviços traz benefícios computacionais para o processo de gestão documental. “A importância de fazer parte do ICCCT, tanto para o Projeto Digital SE, o qual coordeno, quanto para os alunos, é aproveitar para debater as técnicas, processos e ferramentas desenvolvidas aqui, com nossos pares nos diversos países”, contou.

“Eu sabia que estava dando o meu melhor no TCC, mas não imaginava algo desse nível. Essa conquista é bastante gratificante. Saber que o meu primeiro artigo feito já estava no nível de ser aprovado em um evento tão grande como o ICCCT. Isso me deixa feliz e me dá a certeza de que trilhei uma boa graduação nos últimos cinco anos”, garantiu o egresso Werliney.

ICCCT

O International Conference on Communication and Computational Technologies – ICCCT – é um evento organizado pelo Rajasthan Institute of Engineering and Technology. de Jaipur, na Índia. 

“Tem a publicação dos artigos em um livro Springer, ou seja, os resultados vão para uma publicação internacional de peso. Isso torna o evento e o trabalho apresentado como importantes, pois promoveram debate em um país que tem processos documentais em transição para o digital, assim como o nosso”, finaliza o professor Fábio Gomes.

 

Leia mais: Série “Apesar da pandemia” mostra o trabalho do Projeto Digital SE

Compartilhe: