“Os alunos propuseram a atividade para escola pública pensando em ampliar o entendimento da comunidade em relação ao uso do petróleo. Foi realizada uma palestra explicativa e duas oficinas. A primeira, de reaproveitamento do óleo de cozinha, transformando-o em sabão; e a segunda, de produção de pufes com garrafas pet”, explica a professora Jaqueline reforçando a ideia de que as informações prestadas pelos acadêmicos transformam os adolescentes em agentes multiplicadores das informações dentro das suas residências.
“Estamos tendo conhecimento sobre os principais assuntos que estão no nosso cotidiano”, diz empolgado Felipe de Andrade Santos, aluno do 9º ano do ensino médio.
Participante ativa da ação extensionista, a acadêmica do 6º período Maria Amália Brito Ribeiro Souza considera a iniciativa bastante válida. “É através de ações como essa que conseguimos mostrar para a comunidade como é que o nosso curso funciona”, salienta a aluna lembrando que por meio desse tipo de ação proporcionada pela Unit ela e os seus colegas têm a oportunidade de lidar com pessoas apresentando a forma como desenvolvemos nossas atividades em sala de aula.
A diretora da escola estadual atendida pelos alunos, professora Cristiane Nunes, considera de fundamental importância a relação que se estabelece entre os alunos das unidades escolares e os acadêmicos de uma instituição como a Unit. “Nem sempre os alunos da rede pública têm a chance de receber alunos de uma grande universidade para apresentar para eles o quanto eles podem estar economizando dentro das suas próprias casas com atitudes que estão ao seu alcance”, diz a diretora.