ESTUDE NA UNIT
MENU

Pesquisas e tratamento a pacientes com Covid-19 são temas evento de Medicina

Com 825 inscritos, entre estudantes e profissionais da Saúde, o evento foi aberto pelo diretor de Saúde da Unit, Hesmoney Ramos

às 00h07
Compartilhe:

Estudos e pesquisas sobre emergências clínicas, cirúrgicas e casos da Covid-19 foram temas da primeira edição do“2020 Tiradentes University International Meeting: Emergency Medicine”, evento planejado e realizado pelas agremiações do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (CAJAB, Carango e IFMSA) por meio da plataforma Webex nesta quarta-feira (15).

Com 825 inscritos, entre estudantes e profissionais da Saúde, o evento foi aberto pelo diretor de Saúde da Unit, Hesmoney Ramos, o qual destacou a credibilidade da Instituição e a abertura de novo curso de Medicina em Estância.

O evento segue até dia 17 com apresentações de trabalho e debates. Nesta quarta, as palestras ficaram com Richard Halti, professor da Unit e que falou sobre bases anatomofisiológicas das repercussões respiratórias e cardiovasculares da Covid-19; Estevão Bassi; Thiago Mônaco e finalizou com mesa redonda.

O meeting tem como público-alvo estudantes da saúde que tenham interesse na área de emergência e busquem adquirir mais aprendizado e informações atuais dentro do tema proposto. Matheus Jhonnata Santos Mota está no quarto período e é coordenador do Centro Acadêmico José Augusto Barreto (CAJAB). Ele explicou que o evento objetiva fomentar a pesquisa entre os alunos.

“Nosso objetivo é realizar um encontro sobre urgência e emergência, com palestrantes brasileiros e internacionais, para estudantes de medicina do Brasil e do exterior. Além de fomentar o momento científico entre os alunos, com a possibilidade de submissão de trabalhos. Pretendemos realizar novas edições nos próximos anos e os temas são escolhidos após ampla votação com os estudantes de medicina da instituição”.

Conhecimento

Matheus também ressaltou que a pandemia modificou a forma de aprendizado e disse que o evento por meio do meeting facilita a troca de conhecimento.

“Apesar das dificuldades, tentamos nos adaptar ao uso das novas tecnologias e o meeting consolida isso. Além de promover conhecimento atual com base em evidências sobre a Covid-19, urgências clínicas e cirúrgicas, é uma forma de trocar experiências com estudantes de todo o País e da América Latina. Além das palestras, estimulamos o protagonismo dos alunos através da apresentação de trabalhos, pelo turno da manhã, de modo que os melhores trabalhos serão publicados em uma revista”.

Giovanna Freitas Munaretto também está no quarto período e é presidente da IFMSA Brazil Unit. Na avaliação dela, o atual momento é de informações baseadas em estudos científicos.

“Notamos que a pandemia mudou a forma como nos relacionamos e entendemos a sociedade. Acredito que os estudos estão avançando no sentido de descobrir a fisiopatologia do Sars-COV-2 e, assim, será possível determinar as bases para o desenvolvimento de uma vacina. Neste momento, precisamos informar a população com ciência baseada em evidências, tendo em vista que cortes com ampla base populacional ainda são necessários para definir as condutas mais seguras para os pacientes”.

Nesta quinta-feira (16), os temas abordados serão sepse na emergência, dor torácica, descomplicando a intubação, exames de imagem e manejo de hiperglicemia.

Compartilhe: