ESTUDE NA UNIT
MENU



Podcast "Direitos Humanos em 5 Minutos" amplia discussão de temas essenciais

Iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, o podcast "Direitos Humanos em 5 Minutos" democratiza o conhecimento, engajando públicos de todas as idades através de uma linguagem clara e acessível.

às 20h31
Compartilhe:

Em um mundo cada vez mais complexo e desafiador, a compreensão dos direitos humanos se torna fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Pensando nisso, a Universidade Tiradentes (Unit), por meio de seu Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGD), lançou um projeto inovador em 2022 que tem se consolidado como uma importante ferramenta de divulgação científica e educação popular: o podcast “Direitos Humanos em 5 Minutos”. 

Com episódios semanais disponíveis no Spotify, o podcast surgiu como uma resposta ao desafio de ampliar o alcance das discussões do tema central do PPGD da Unit, abordando temas relevantes e atuais, sempre alinhados com as linhas de pesquisa do programa, como “Direitos Humanos na Sociedade” e “Direitos Humanos, Novas Tecnologias e Sustentabilidade”. 

“A linguagem clara e acessível, aliada à expertise dos profissionais envolvidos, torna o conteúdo compreensível para qualquer pessoa, independentemente de sua formação acadêmica, pois queremos fazer divulgação científica de forma clara e acessível, permitindo que mais pessoas compreendam o que são os direitos humanos e como podemos discutir, debater, dialogar, pleitear e exigir a garantia desses direitos”, explica a coordenadora do PPGD, Grasielle Vieira.

Projeto colaborativo e multidisciplinar

A origem do podcast é interessante: ele foi concebido inicialmente como um projeto de intervenção social desenvolvido pelos alunos da disciplina “Violência, Criminalidade e Segurança Pública”, ministrada por Grasielle. Como trabalho final, os alunos foram desafiados a criar uma ação de impacto social, e a ideia do podcast logo se destacou. 

“Achei a ideia sensacional e sugeri transformar o podcast em um produto do programa. Desde então, passamos a publicar episódios mensalmente. Alguns episódios são temáticos, como no Agosto Lilás, no Dia Internacional das Mulheres em março, e nos 21 Dias de Ativismo contra a Violência em novembro. Seguimos um calendário anual de atividades do programa, correlacionando os episódios”, elenca a coordenadora.

O diferencial do podcast está na sua capacidade de engajar profissionais e acadêmicos de diversas áreas do conhecimento. “As pessoas que gravam o podcast são profissionais, professores, pesquisadores, mestrandos e doutorandos de diferentes áreas. Às vezes, durante um diálogo, evento ou reunião, identificamos alguém que pode contribuir, fazemos o convite e organizamos a publicação do episódio. Essa abordagem interdisciplinar enriquece o conteúdo e torna as discussões ainda mais relevantes para o público”, destaca Vieira. 

Impacto e alcance

Desde o seu lançamento, o podcast tem alcançado uma audiência diversificada e global, com acessos não apenas no Brasil, mas também em outros países. “Nosso objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas. Com isso, o podcast cumpre seu papel de democratizar o acesso ao conhecimento, independentemente de classe social, raça, etnia ou idade”, afirma Grasielle. 

O impacto do “Direitos Humanos em 5 Minutos” vai além da mera disseminação de informações. Ao tornar acessíveis temas que antes estavam restritos ao ambiente acadêmico, o podcast promove uma verdadeira inclusão social, permitindo que pessoas de diferentes faixas etárias e contextos sociais se engajem nas discussões sobre direitos humanos. “Entendo que isso seja de extrema importância, pois o PPGD está se aproximando cada vez mais da sociedade, que é o nosso foco”, enfatiza a coordenadora.

Para ouvir o podcast, basta clicar neste link

Leia também: Ciclo de debates aprofunda a discussão sobre direitos humanos e meio ambiente na América Latina

Compartilhe: