ESTUDE NA UNIT
MENU

Por que fazer especialização em Cardiologia e Hemodinâmica?

A neurologia, angioplastia e angiologia são algumas das áreas atribuídas ao enfermeiro de Cardiologia e Hemodinâmica

às 12h02
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

A Cardiologia e Hemodinâmica é uma das áreas em ascensão na Enfermagem, isso ocorre devido à alta taxa de mortalidade no Brasil relacionada às doenças cardiovasculares. Para atender a demanda de capacitar profissionais especializados, a Universidade Tiradentes (Unit), oferece o curso de Pós-Graduação em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica. 

O curso prepara os alunos para prestar assistência de Enfermagem especializada ao paciente cardiopata em situações críticas e não críticas, nas diversas subespecialidades da cardiologia. 

A Cardiologia e Hemodinâmica aborda o estudo das diferentes modalidades de paradas cardiorrespiratórias, o infarto agudo do miocárdio e suas complicações, a abordagem inicial ao Acidente Vascular Encefálico (AVE), desenvolvendo habilidades específicas e necessárias para a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP).

Cardiologia e Hemodinâmica

Existem várias funções atribuídas ao enfermeiro cardiologista. Considerando que hemodinâmica é a parte da fisiologia que lida com os fenômenos mecânicos da circulação sanguínea, permitindo o desenvolvimento de diagnósticos e procedimentos terapêuticos em cardiologia, o enfermeiro pode trabalhar nas áreas de cardiologia, aterectomias, neurologia, angioplastia dos vasos cerebrais, tromboembolectomia e angiologia.

A área da cardiologia e hemodinâmica tem uma vasta atuação na prática cirúrgica em clínicas e hospitais — tanto no pronto atendimento quanto nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI),  podendo trabalhar na equipe de apoio durante as sessões, bem como no pré e no pós-operatório. Para além dos hospitais, também pode atuar nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e nas unidades de Estratégia da Saúde da Família. 

A área de cardiologia e hemodinâmica é uma das que mais demanda enfermeiros pesquisadores. Isso porque a ciência quer, cada vez mais, encontrar práticas inovadoras de atuação para garantir que os pacientes recebam um tratamento qualificado.

Pós Unit

O curso contempla 100 horas de estágios no Hospital do Coração/SE em Unidade de Terapia Intensiva, Internamento, Urgência, Hemodinâmica e centro cirúrgico onde os alunos poderão vivenciar tudo aquilo que foi abordado durante os módulos. Os discentes serão preparados para avaliar, diagnosticar, planejar e intervir no paciente cardiopata além de aprimorar as habilidades gerenciais requeridas na prática profissional.

As aulas acontecem mensalmente às quinta-feiras das 19h às 22h, às sexta-feiras das 14h às 18h e das 19h às 22h, e aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 16h. Com carga horária de 360 horas.

Neste semestre, a matrícula está com o valor promocional de R$ 69, sendo que egressos da Unit têm um benefício a mais: 20% de bolsa nas demais mensalidades, totalizando R$ 10.629.

Para mais informações, acesse o site.

 

*Com informações do CEEN

 

Leia mais: Inscrições abertas para a Pós-Graduação em Urgência e Emergência

Compartilhe: